Fields of silence on curricular issues in bilingual-border schools in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1702-1721

Keywords:

Teacher's formation, Inclusive education, Bilingualism, Border schools

Abstract

Schools in border regions in Brazil represent a challenge to the belief in a monolingual nation. In such regions, bilingualism is an ordinary fact in classrooms of basic education, and should therefore figure as an object of teachers education. This paper analyzes the presence of minority languages in school education, particularly considering those that don´t speak Portuguese. This is a theoretical survey that aims to characterize the demand for a school open to the integration of linguistic diversity and to the identities of minority language speakers. The study is divided into three segments: (i) theoretical review; (ii) analysis of the profile of bilingual schools in different regions of Brazil; (iii) argumentation towards the development of linguistic and curricular policies dealing with minority languages in school contexts in Brazil.

 

Author Biographies

Janaina Moreira Pacheco de Souza, UERJ

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2019); Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2014); Licenciatura Plena em Letras - Português/Literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1998) e segunda licenciatura em Pedagogia (2019). Atua no magistério da Educação Básica desde 1993. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio e Superior, tanto na rede pública de ensino quanto na particular, tendo lecionado nos Estados de Minas Gerais, Roraima e Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ.

Luiz Antonio Gomes Senna, UERJ

Doutor em Linguística Aplicada (PUC-Rio, 1994) e Professor Titular da área de linguística aplicada ao letramento e à alfabetização da UERJ ? Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação. Pesquisador bolsista de produtividade acadêmica do Programa PROCIENCIA, mantido pela própria UERJ com apoio da FAPERJ, e do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq). Docente e pesquisador bolsista da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve estudos sobre o processo de formação de agentes de letramento e alfabetização em ambientes de educação a distância. Suas pesquisas têm como objetos permanentes de investigação os princípios que explicam o processo de construção de conhecimentos e sua relação com as dinâmicas da Educação formal, tendo como pressupostos a complexidade do pensamento e o princípio de sistemas em interação. Neste sentido, focaliza-se, centralmente, a questão teórico-conceitual relacionada ao desenvolvimento de modelos explicativos da mente humana, potencialmente capazes de incorporar estruturas que representem estados de desenvolvimento proximal, tais como os que se verificam nos processos de letramento e alfabetização.

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Published

2021-12-18

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Artigos