The contributions of the epistemology of practice to research at ANPEd on teacher education in the past 10 years
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51753Keywords:
teacher training, Maurice Tardif, epistemology of professional practice, teaching knowledge, ANPEdAbstract
This study aims to understand the contributions of Maurice Tardif’s epistemology of professional practice to research at ANPEd on teacher education published in the last 10 years. Through a qualitative approach (Bogdan; Biklen, 1994), we first discuss research on teacher education in Brazil. Next, we present the theoretical and methodological perspectives arising from the epistemology of professional practice. Finally, based on content analysis (Bardin, 1977), we expose the process of constitution and analysis of the empirical material. The results shows that the epistemology of professional practice contributes significantly to research on teacher education, especially when it comes to studies focusing on teaching knowledge and teaching work, the construction of professional identity, professionalization and the teaching profession, etc.
References
Alves, Wanderson Ferreira; Cunha, Daisy Moreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd. 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-217%20int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; Passos, Laurizete Ferragut; Hobold, Márcia de Souza; Ambrosetti, Neusa Banhara; Almeida, Patrícia Cristina Albieri de. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Arnosti, Rebeca Possobom; Souza Neto, Samuel de. Diálogos entre escola, universidade e literatura de autoajuda: que professor pretendem formar? In: 38ª Reunião Anual da ANPEd. 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1149.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Bachelard, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Bogdan, Robert C; Biklen, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução as teorias e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
Borges, Adilson de Souza; Richit, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 555-574, abr./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146782. Acesso em: 20 ago. 2020.
Charlot, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2020.
Deimling, Natalia Neves Macedo; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: possibilidades, limites e desafios para o estreitamento da relação entre universidade e escola. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3755.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Duarte, Stephanie Marina Cardoso Araújo. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4548.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Ferreira, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 20 fev. 2021.
Gariglio, José Angelo. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Gatti, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2020.
Gatti, Bernardete A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan/abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066. Acesso em: 15 jan. 2021.
Gentil, Heloisa Salles. Formação de professores na perspectiva de docentes dos cursos de pedagogia da UNEMAT/Cáceres e Sinop. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6969--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Laudares, João Bosco. A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6188--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Morelatti, Maria Raquel Miotto; Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini; Lima, Vanda Moreira Machado; Mendonça, Naiara Costa Gomes de. Necessidades formativas e formação contínua de professores de redes municipais de ensino. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6543--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Mussi, Amali de Angelis; Almeida, Elisa Carneiro Santos de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações entre os professores e o contexto de trabalho no ensino superior. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4324.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; Araújo, Clarissa Martins de. A formação de professores para a educação inclusiva: um olhar sobre os saberes docentes do professor-formador. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2263_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Oliveira, Luciana Ribolli de. Educação continuada: um estudo sobre participantes dos programas letra e vida e ler e escrever. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2848_texto.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Powaczuk, Ana Carla Hollweg; Bolzan, Doris Pires Vargas. Atividades de produção da docência: a professoralidade universitária. In: 34ª Reunião Nacional da ANPEd. 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-809%20int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Queiroz, Paulo Pires de. A formação do professor de sociologia da escola básica: problematizando algumas questões a partir da pesquisa e prática de ensino de ciências sociais. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3931.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Rodrigues, Marcelle Pereira; Baptista, Alessandra Ribeiro; Silva, Cristiane Domingues da. Os saberes experienciais e os discursos dos professores: olhares, limites e possibilidades. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4398.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães. Anatomia e fisiologia de um estágio. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-1566_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Slavez, Milka Helena Carrilho. A identidade das professoras alfabetizadoras: entre as diferenças e o pertencimento comum. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2435_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Zanten, Agnès Van. Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 25-45, jan. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10098. Acesso em: 20 ago. 2020.
Zavaglia, Tércia. Critérios de validade científica nas ciências humanas. Educação, Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 469-480, set./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85/59. Acesso em: 10 fev. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista e-Curriculum
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.