The contributions of the epistemology of practice to research at ANPEd on teacher education in the past 10 years

Authors

  • Adilson de Souza Borges Universidade do Oeste de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-5649-9248
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51753

Keywords:

teacher training, Maurice Tardif, epistemology of professional practice, teaching knowledge, ANPEd

Abstract

This study aims to understand the contributions of Maurice Tardif’s epistemology of professional practice to research at ANPEd on teacher education published in the last 10 years. Through a qualitative approach (Bogdan; Biklen, 1994), we first discuss research on teacher education in Brazil. Next, we present the theoretical and methodological perspectives arising from the epistemology of professional practice. Finally, based on content analysis (Bardin, 1977), we expose the process of constitution and analysis of the empirical material. The results shows that the epistemology of professional practice contributes significantly to research on teacher education, especially when it comes to studies focusing on teaching knowledge and teaching work, the construction of professional identity, professionalization and the teaching profession, etc.

Author Biographies

Adilson de Souza Borges, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Bolsista (FUMDES/UNIEDU), Professor de Artes/Música na Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes-SC.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002), com supervisão de Manuel Jacinto Sarmento. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação – França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança,com supervisão de Julie Delalande. Professora Permanente do PPGEd da UNOESC e Professora Aposentada da UFPEL e colaboradora no PPGE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2005 a 2015. Tem experiência de Ensino, Pesquisa e Extensão nos Estudos da Criança e Educação Infantil, atuando principalmente nas seguintes áreas de interesse: formação, práticas educativas e docência na Educação Infantil, pesquisas com bebês e crianças pequenas, metodologias investigativas com participação de crianças e jovens, culturas infantis e cultura lúdica. Tem publicações, pesquisas e orientações no campo dos Estudos da Infância/Estudos da Criança e na Educação Infantil. Organizou de 2005 a 2013, quatro dossiês dos Estudos da Infância no Brasil reunindo pesquisadores de Universidades Estrangeiras e Brasileiras. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

References

Alves, Wanderson Ferreira; Cunha, Daisy Moreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd. 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-217%20int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; Passos, Laurizete Ferragut; Hobold, Márcia de Souza; Ambrosetti, Neusa Banhara; Almeida, Patrícia Cristina Albieri de. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Arnosti, Rebeca Possobom; Souza Neto, Samuel de. Diálogos entre escola, universidade e literatura de autoajuda: que professor pretendem formar? In: 38ª Reunião Anual da ANPEd. 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1149.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Bachelard, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

Bogdan, Robert C; Biklen, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução as teorias e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

Borges, Adilson de Souza; Richit, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 555-574, abr./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146782. Acesso em: 20 ago. 2020.

Charlot, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2020.

Deimling, Natalia Neves Macedo; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: possibilidades, limites e desafios para o estreitamento da relação entre universidade e escola. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3755.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Duarte, Stephanie Marina Cardoso Araújo. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4548.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Ferreira, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 20 fev. 2021.

Gariglio, José Angelo. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Gatti, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2020.

Gatti, Bernardete A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan/abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066. Acesso em: 15 jan. 2021.

Gentil, Heloisa Salles. Formação de professores na perspectiva de docentes dos cursos de pedagogia da UNEMAT/Cáceres e Sinop. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6969--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Laudares, João Bosco. A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6188--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Morelatti, Maria Raquel Miotto; Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini; Lima, Vanda Moreira Machado; Mendonça, Naiara Costa Gomes de. Necessidades formativas e formação contínua de professores de redes municipais de ensino. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6543--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Mussi, Amali de Angelis; Almeida, Elisa Carneiro Santos de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações entre os professores e o contexto de trabalho no ensino superior. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4324.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; Araújo, Clarissa Martins de. A formação de professores para a educação inclusiva: um olhar sobre os saberes docentes do professor-formador. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2263_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Oliveira, Luciana Ribolli de. Educação continuada: um estudo sobre participantes dos programas letra e vida e ler e escrever. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2848_texto.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Powaczuk, Ana Carla Hollweg; Bolzan, Doris Pires Vargas. Atividades de produção da docência: a professoralidade universitária. In: 34ª Reunião Nacional da ANPEd. 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-809%20int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Queiroz, Paulo Pires de. A formação do professor de sociologia da escola básica: problematizando algumas questões a partir da pesquisa e prática de ensino de ciências sociais. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3931.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Rodrigues, Marcelle Pereira; Baptista, Alessandra Ribeiro; Silva, Cristiane Domingues da. Os saberes experienciais e os discursos dos professores: olhares, limites e possibilidades. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4398.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães. Anatomia e fisiologia de um estágio. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-1566_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Slavez, Milka Helena Carrilho. A identidade das professoras alfabetizadoras: entre as diferenças e o pertencimento comum. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2435_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Zanten, Agnès Van. Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 25-45, jan. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10098. Acesso em: 20 ago. 2020.

Zavaglia, Tércia. Critérios de validade científica nas ciências humanas. Educação, Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 469-480, set./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85/59. Acesso em: 10 fev. 2021.

Published

2023-10-31

Issue

Section

Artigos