Meanings of Philosophy teaching in the Curriculum of High School in the production of journals of the area in the period 2009-2019

Authors

  • Kleber Santos Chaves Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Benedito Gonçalves Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54028

Keywords:

philosophy, philosophy teaching, curriculum, high school, discourse theory

Abstract

This article presents part of the results of a master's research, of qualitative methodology and bibliographic clipping, whose title is Sentidos de ensino de filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019, and which objective to review the production of the academic community in the field of Philosophy teaching in works and periodicals specialized in the theme. We pursue the objectives in the time clipping, starting from the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, linked to the methodological use of the context of the text production of Stephen Ball's political cycles. The articulation of the elements mentioned allowed us to conclude that there is still an antagonism of this group with the speeches of the philosophical community and other hegemonic moments of reality that hinder the philosophical affirmation of this teaching at the secondary level.

Author Biographies

Kleber Santos Chaves, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB). Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (IFNSV) e o Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Especialista Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades (UNEB). Atua como professor regente de Filosofia na rede de Educação básica do Estado da Bahia (SEC/BA). Integra o grupo de pesquisa Currículo, gênero e relações étnico-raciais (UESB/CNPq). Colabora como editor no Apoena, folheto didático de Ensino de Filosofia. Os interesses de pesquisa são principalmente: ensino de filosofia; políticas curriculares de Filosofia; Filosofia no Ensino médio.

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade, do qual foi Vice-coordenador (2014-2016) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018). Foi docente do PPG Educação/UESB (2013-2014). Coordena, desde 2011, o curso de Especialização em Educação e Diversidade Étnico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), livro didático, educação das relações etnicorraciais, relações de raça e gênero na escola, ensino de língua portuguesa e educação escolar quilombola.

References

Arendt, Hannah. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

Bahia. Governo do Estado. Edital de abertura de inscrições: para provimento de 3.096 (três mil e noventa e seis) vagas para o cargo de professor padrão P – grau IA e 664 (seiscentos e sessenta e quatro) vagas para o cargo de coordenador pedagógico padrão P – grau IA. SAEB/02/2017. Salvador-BA, 9 nov. 2017a Disponível em: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba217/edital_de_abertura_de_inscricoes_doe_de_10.11.pdf. Acesso em: 2 dez. 2020.

Bahia. Governo do Estado. Secretaria da Administração do estado da Bahia. Estatística de inscritos no cargo professor padrão P – grau IA. Salvador-BA, 2017b. Disponível em: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba217/estatistica_por_nte.pdf. Acesso em: 2 dez. 2020.

Bahia. Governo do Estado. Decreto simples. Diário Oficial da Bahia, Salvador, BA, ano CIII, n. 22.580, 16 jan. 2019. Disponível em: www.do.ba.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2020.

Bogdan, Robert; Biklen, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1999.

Brasil. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1.º e 2.º graus, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [1971]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 2 dez. 2020.

Brasil. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 mar. 2020.

Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

Brasil. Lei n.º 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.

Brasil. Medida Provisória n.º 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei n.º 11.494, de 20 de junho 2007. Brasília: Congresso Nacional, [2016]. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992. Acesso em: 10 mar. 2020.

Brasil. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, [2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 12 ago. 2019.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020.

Cerletti, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Chaves, Kleber Santos; Campos, Maria de Fátima Hanque; Eugênio, Benedito Gonçalves. Filosofia e Ciências Humanas: uma leitura discursiva da BNCC. Educação, Santa Maria, v. 47, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/53128. Acesso em: 12 abr. 2023.

Deleuze, Gilles; Guattari, Félix. O que é a filosofia. Rio de Janeiro: 34, 1992.

Gallo, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

Gelamo, Rodrigo Pelloso. O ensino de filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

Laclau, Ernesto; Mouffe, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.

Lopes, Alice Casimiro; Macedo, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Lopes, Alice Casimiro; Mendonça, Daniel de (orgs.). A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015.

Lopes, Alice Casimiro; Oliveira, Anna Luiza Martins; Oliveira, Gustavo Gilson Souza de (orgs.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: UEPE, 2018.

Mainardes, Jefferson; Marcondes, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a15.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

Mendonça, Daniel De; Rodrigues, Léo Peixoto (orgs.). Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014.

Published

2023-11-30

Issue

Section

Artigos