A invenção das mudanças curriculares para a disciplina biologia em currículos estaduais (1992-2009)

contextos, agentes e tensões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1282-1307

Palavras-chave:

história do currículo, currículo de biologia, ensino médio

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender os processos de produção de três currículos oficiais estaduais cearenses para a disciplina Biologia, formulados em 1992, 2000 e 2009. Dialoga com pressupostos das teorias críticas do currículo e da história das disciplinas escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que relaciona fontes documentais e fontes orais com entrevistas a autores e coordenadores dos currículos oficiais. A pesquisa foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD). Identificou-se participação crescente de professores de escolas públicas na construção dos currículos estaduais. Em alguns casos, omitiram-se nomes de docentes ou houve tensões na formulação das propostas, devido a distintos pensamentos curriculares e relações de poder dos subgrupos que produziram os currículos.

Biografia do Autor

Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UFC) e em Pedagogia (IESB) . Atualmente é professor na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1972), graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora colaboradora/ da Universidade Estadual do Ceará e professor permanente - doutora - pós-doutora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino superior, ensino de ciências, formação de professores de ciências, ensino de química e formação do professor de química.

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Publicado

2022-09-30

Edição

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Artigos