Experiences from the pandemic period in Amazonas

hybrid teaching at Seduc-AM and narratives of the teachers

Authors

  • Priscila Vasques Castro Dantas Universidade Federal do Amazonas
  • Amanda Ramos Mustafa Universidade Federal do Amazonas
  • Iolete Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1604-1626

Keywords:

Covid-19 Pandemic, Teaching, Curriculum, Narratives

Abstract

In the Amazonas state, the hybrid return of school activities, in the second half of 2020, proved difficulties about the curriculum in the face of the pandemic. In this work, we discuss, from the cultural-historical theory, of the epistemology of praxis and of the Bakhtinian dialogy, about this about this moment in the state's public education system. Therefore, we analyze the document “Return to On-site Activities Plan - pedagogical actions of management and health for teaching units COVID-19 post-pandemic” and the narratives of four professors from SEDUC-AM. The research indicated that the curricular actions resulted in a scenario of unsafe return to school activities and with minimal knowledge of teachers about the aforementioned document, explaining that curricular issues should not be thought of outside the historical process as well as the socioeconomic and political realities that permeate them.

Author Biographies

Priscila Vasques Castro Dantas, Universidade Federal do Amazonas

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Possui mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Literários, da Universidade Federal do Amazonas (2018). Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa - pela Universidade Federal do Amazonas (2006). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (UFAM) e participa, como estudante, do Grupo de Estudos Subjetividades, Povos Amazônicos e Processos de Desenvolvimento Humano (UFAM). É também Técnico Legislativo Municipal na Câmara Municipal de Manaus - AM (do quadro efetivo do Poder Legislativo Municipal desde 2005). Atuou, ainda, como professora substituta na Universidade Federal do Amazonas, no Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa (2009-2010; 2019-2021). Também já atuou como professora formadora no PARFOR - Universidade Federal do Amazonas, no curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa (2010-2012; 2021) e como professora colaboradora na Universidade do Estado do Amazonas, no curso de Letras Mediado por Tecnologia (2018).

Amanda Ramos Mustafa, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação - UFAM; Mestre em Letras e Artes com ênfase em Linguagem, Discurso e Práticas Sociais - Uea; Especialização em Docência no Ensino Superior pela Barão de Mauá (2015); Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pelo Centro Universitário do Norte (2012); Desenvolve estudos nas áreas da Linguística, Sociolinguística, Língua Inglesa e Línguas e culturas indígenas. Foi membro do Grupo de Pesquisa Educação Escolar Indígena e estudos linguísticos na Universidade do Estado do Amazonas. Desenvolve projetos voltados ao ensino e aprendizagem da língua inglesa por meio das novas tecnologias digitais no Ensino Médio na Seduc - AM. Atualmente é professora efetiva de inglês na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas. (Seduc-AM). Tem experiência na área de Educação no Ensino Infantil (Idiomas); Ensino Fundamental; Médio e Superior (graduação - Uea) em disciplinas de Língua Inglesa, Línguística e Produção Textual.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas, Diretora da Faculdade de Psicologia da UFAM (2012-2016, 2017-2021). Integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar/Educacional. Foi Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (2008/2009, 2012), Integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (2012/2013), Conselheira Titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (2011/2012), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (2010-2011), integrante da Coordenação Política do Fórum Nacional de Assistência Social (2010-2011), Secretária da Região Norte no Conselho Federal de Psicologia (2005-2010, 2016-2019) e Presidente do Conselho Regional de Psicologia 20a Região Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia (2011-2012), Conselheira Suplente (2017-2018) e Conselheira Titular (2019-2020) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes . Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando os seguintes temas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de pessoas historicamente excluídas; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de racismo e sexismo na escola e na Universidade.

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Published

2021-12-18

Issue

Section

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada