Confluence of the unitary school with the historical-critical pedagogy

in search of a revolutionary education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55882

Keywords:

unitary school, historical-critical pedagogy, education and revolution, social transformation, education professionals

Abstract

This article seeks to identify the confluence of the school conception of Gramsci with the historical-critical pedagogy of Saviani, while both have a Marxist philosophical base, highlighting the importance of thinking about education for social transformation. We present the contributions of Gramsci in the educational area, in particular the formulation of the unitary school concept and the importance of the teacher within this perspective. Although there is the identification of an inspiration from the Gramscian unitary school in the conception of historical-critical pedagogy, Saviani had contact with Gramsci ideas only along the elaboration path of his pedagogical theory, which is still in the development process, with emphasis on a collective construction. Results point to the importance of thinking about an education that promotes the overcoming of social inequality and the recognition of education professionals. Saviani theory, in this sense, has the merit of providing a critical view of education, with an emancipatory aspect.

Author Biographies

Juliana Sampaio Mori, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora da Rede   Municipal   de   Ensino   de   Hortolândia/SP.

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Pesquisadora e Docente Permanente, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e integra o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Realiza assessoria científica Ad hoc para instituições de fomento pesquisa emitindo parecer de mérito. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED.Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador Pedagógico em diferentes níveis de ensino. Desenvolve pesquisas e orienta mestrandos e doutorandos nas áreas da Formação de Professores e Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: profissionalização docente, formação de professores de educação infantil, infância e educação, cuidar-educar,ensino-aprendizagem, didática e metodologia de ensino. 

Rafael Fernando da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com bolsa CAPES dedicação exclusiva (2020). Mestre em Educação pela PUC-Campinas na área de formação de professores (2009) com bolsa CAPES de dedicação exclusiva. Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC-Campinas (2005), sendo bolsista do PIBIC/CNPq. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação da PUC-Campinas. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, educação, formação de professores, necessidades formativas, profissionalização docente e violência na escola.

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Published

2023-10-31

Issue

Section

Artigos