Issue 20 (1) January/March 2022

Authors

  • Antonio Chizzotti PUC-SP
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p1-5

Abstract

Esta edição é lançada quando o mundo assiste ao massacre da guerra entre Rússia e Ucrânia, revelador da afronta à diversidade cultural, irrefreável em seu ímpeto patrimonialista de anexar territórios, desrespeitar a democracia, a liberdade e a ética, em uma tentativa insana de obstruir o movimento de fronteiras cada vez mais permeáveis e líquidas, que clamam por uma educação acolhedora das diversidades, convivência com as diferenças étnicas e culturais. Por armadilha do destino, esta edição presenteia os leitores com um dossiê temático denominado “Currículo, Diversidade e Diferenças Culturais”, que se posiciona em contradição aos argumentos deflagradores da guerra e testemunha a relevância de uma educação solidária, multicultural, que respeita e convive com a diversidade, que foi concebido e organizado cuidadosamente por Alípio Casali (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Brasil), Hildizina Norberto Dias (Universidade Pedagógica de Maputo – UPM, Moçambique) e Suely Dulce de Castilho (Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Brasil). À vista disso, esta edição contempla a diversidade em suas distintas interfaces (internacional, regional, institucional, educacional e temática), tanto nos quatorze artigos do dossiê temático “Currículo, Diversidade e Diferenças Culturais”, apresentados junto ao dossiê, quanto nos seis trabalhos da demanda espontânea, referidos a seguir.

Published

2022-03-30

Issue

Section

Editorial