The narrative dimension in the formation of mathematics teachers

reflections supported by the concepts of critical experience and formative experience

Authors

  • Cícero Nachtigall Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0003-3869-0062
  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59603

Keywords:

research-formation; narrative research; blended learning; self-regulated learning; critical experiences.

Abstract

In this article, we seek to problematize as an experience with flipped classroom in a math teacher training course with the concepts of formative experience (JOSSO, 2010) and critical experience (WOODS, 1997, 1999). This study is part of a biographical (self) narrative research that seeks to understand if, how and in what sense the research-training seminar, enables participating subjects to mean and give meaning to their formative experiences, especially in what It refers to the experimentation of teaching approaches using digital technologies and their potential as a possibility of promoting the self-regulation of learning. The partial results of the research inaugurate a new perspective in development research and signal that the inverted learning experience represented a critical and formative experiences.

Author Biographies

Cícero Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2020), Doutorado em Matemática na Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e cursa Doutorado em Educação nesta instituição. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática - Noturno no período de 2014 a 2016, o projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica - Iniciação ao Cálculo no período de 2012 a 2015, o projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática no período de 2015 a 2021 e desde 2021 coordena o projeto LEIAA: Laboratório de Estudos e Investigações em Aprendizagem Autorregulada da UFPel. 

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM); Mestre em Educação: Planejamento Educacional (UFRGS); Doutora em Ciências Humanas: Educação (UFRGS). Pesquisadora Senior do CNPq. Docente Permanente na FAE/PPGEdu, Universidade Federal de Pelotas. Integra o Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada -PEAAR (Univ. de Lisboa). Membro do Comité Académico Asesor Internacional do Programa de Formación Narrativa Y (Auto)Biográfica en Educación - Doctorado, Universidad Nacional de Rosario, Arg. Desde 1990, é líder do GP "Profissionalidade Docente e Identidade ? narrativas singulares/plurais: GRUPRODOCI. Integra Comissões de Avaliação de Programas de Pós-Graduação, Comissões Editoriais e Conselho Científico de coleções de editoras nacionais e internacionais e de periódicos de universidades e journals, com destaque para: Journal of Education for Teaching - JET (England); Coleção da Editora Téraèdre: "(Auto)biographie ∞ Education" (França); Colección "Narrativas, Autobiografías y Educación" UBA/CLACSO (Argentina); Coleção "Pesquisa (Auto)biográfica ∞ Educação", PAULUS/EDUFERN; Coleção "Pesquisa Auto)biográfica ∞ Educação, série Clássicos das Histórias de Vida", PAULUS/EDUFERN; Coleção Modos de Viver, narrar e guardar (USP/CRV); Série Artes de Viver, Conhecer e Formar (Cultura Acadêmica). Coordena as Séries: Destacados Educadores Brasileiros e Destacados Educadores Sul-Rio-Grandenses (EDIPUCRS). Coordenou, com Passeggi e Souza, a coleção Pesquisa (Auto)Biográfica: temas transversais (EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB). Associada de Sociedades Científicas nacionais e internacionais. Sócia Honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, integrando o Conselho de Publicação, desde 2008. Participação em eventos, produção bibliográfica e citações, no país e no exterior, individualmente ou em parceria, com colegas brasileiros e europeus que integram o GRUPRODOCI. Tem 26 teses e 36 dissertações orientadas. Co-orientou 13 Teses, 10 no Brasil e 02 na Espanha. Orientou 15 bolsas de IC e supervisionou 12 Pós-Doutorados (1 Bolsa PNPD, outra recém-doutor). Integrou o Comitê Científico de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2003 a 2007), do qual foi vice-coordenadora. Na PUCRS, aposentada em 2015, desenvolveu ensino, pesquisa, extensão no PPGEdu/FACED e Supervisionou Pós-Doutorado. Dirigiu a FACED (2004 a 2008) e integrou a Comissão Coordenadora do PPGEdu, de 1988 a 2008, substituindo regularmente a coordenação. Criou e ministrou o Seminário Metodológico Instrumental de Pesquisa (Auto)biográfica: Histórias de Vida; o Seminário Metodológico Instrumental em Investigação-Formação e a Prática em Pesquisa (Auto)biográfica. Planejou e ministrou, por mais de 15 anos: Teoria da Ciência e do Conhecimento, obrigatória para o Doutorado e Educação Brasileira: análise contextual, obrigatória para o Mestrado. Planejou e implantou o Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Teoria e Prática da Ação Docente, do qual foi coordenadora (2006 a 2008). Coordenou a Linha de Pesquisa: Fundamentos, Políticas e Práticas da Educação Brasileira (1988 a 2008). Organizadora geral do Salão de Iniciação Científica da universidade, implantando o primeiro (2001, 2002, 2003 e 2004). Conselheira do Conselho Editorial da EDIPUCRS (2005 a 2009); Conselheira da Câmara de Graduação (2004 a 2008). Integrante da Comissão do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia (2008 a 2010). Integrante da Comissão de Avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2009-2011). Em 2004 idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - CIPA, do qual coordenou a realização na PUCRS, iniciando importante movimento no que respeita à formação de redes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados à pesquisa (auto)biográfica. Participou da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do II, III, IV, VI ,VII, VIII e IX CIPAs. Presidiu novamente o CIPA, V. (http://orcid.org/0000-0002-1278-4098)

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Published

2023-03-30

Issue

Section

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...