Resolution CNE/CP n. 02/2019 and teacher training for Human Rights Education

Authors

  • Aline Daiane Nunes Mascarenhas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Adriano de Freitas Alves Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mariana Pacheco Rodrigues Almeida Canel Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • José Sueles da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65232

Keywords:

teacher training, human rights, Resolution CNE/CP n. 2/2019

Abstract

The process of teacher training in Human Rights is an important premise in the curricular field of teacher training courses in Brazil, given its relevance for the construction of a fair and democratic society. In this sense, this study proposes, in a qualitative approach, through documentary analysis, to understand the proposal for teacher training to work in this field, recommended by Resolution CNE/CP n. 2/2019, which defines national curricular guidelines and establishes the basis common national standard for the initial training of basic education teachers (BNC-Training). The analysis highlighted the existence of gaps in a model of teacher training based on the development of skills and abilities, fragmented and precarious, reflected by an ideological system of capital and a neoliberal and elitist government project, which collides with the essence of a democratic policy.

Author Biographies

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia (UEFS, 2006), Mestrado em educação pela Universidade Federal da Bahia (2011), Doutorado em Educação pela UFBA (2015) e Pós Doutorado (andamento) pela Universidade Federal de Goiás sob a supervisão da Professora Miriam Fábia Alves. Atualmente é docente Adjunta da Universidade do Estado da Bahia e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos /UFPE. Atua principalmente nos seguintes temas: Didática e formação de professores; Teoria da Pedagogia, Educação em Direitos Humanos e Militarização das Escolas Públicas. Vice- Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, cadastrado no CNPQ. Associada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no GT 04/ Didática. Membro da Associação Didática e Prática de Ensino /ANDIPE. Vice - Coordenadora da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia/RePPed. Associada a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos/ ReBEDH. Membro do Conselho Editorial da Revista Plurais da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Parecerista da Revista Olhar de Professor e da Revista Educere et Educare

Adriano de Freitas Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mariana Pacheco Rodrigues Almeida Canel, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduação lato sensu em Direito Processual e Decisão Jurídica, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos - PPGDH - UFPE. Advogada. Mediadora Judicial e Extrajudicial pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ/TJPE. Docente universitária.

José Sueles da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (UFPE); Especialista em Gestão Pedagógica e Gestão Pública (IFPE). Licenciado em Pedagogia (Unifatecie - 2023) e Educação Física UFPB - 2000). Docente do Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG/PE.

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Published

2025-10-17

How to Cite

Mascarenhas, A. D. N. ., Alves, A. de F., Canel, M. P. R. A. ., & Silva, J. S. da . (2025). Resolution CNE/CP n. 02/2019 and teacher training for Human Rights Education . Revista E-Curriculum, 23, e65232. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65232