<strong>APROPRIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM CONJUNTO COM SISTEMAS DIDÁTICOS BASEADOS EM PROJETOS</strong>

Authors

  • Vitor Malaggi Universidade de Passo Fundo
  • Juliano Tonezer da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Canabarro Texeira Universidade de Passo Fundo

Keywords:

Informática na Educação – Projetos de Ensino-Aprendizagem – Tecnologias

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a temática da apropriação educacional de recursos tecnológicos em sistemas didáticos baseados em projetos. Em específico, pretende-se pontuar algumas contribuições ao debate da utilização crítica e criativa da Informática na Educação, no que se refere à união das Tecnologias Digitais de Rede (TDR’s) e dos Objetos de Aprendizagem (OA’s) com os sistemas didáticos de Projetos de Ensino-Aprendizagem (PEA’s) e de Projetos de Aprendizagem (PA’s), respectivamente. Para tanto, além das discussões teóricas, são apresentados resultados de pesquisas empíricas de base qualitativoexploratória, realizadas com o intuito de prover dados que permitam o estabelecimento de novos processos de análise e discussão dos aspectos da temática de investigação. A partir destas pesquisas, verificou-se que as TDR’s abrigam em seu âmbito possíveis pressupostos norteadores para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem via PEA’s, os quais se baseiam nas características intrínsecas des as tecnologias, tais como a interatividade, a lógica das redes e a emergência da cooperação e da coautoria de conhecimentos. Por fim, no que se refere à análise do uso dos PA’s em imbricação metodológica com atividades práticas de desenvolvimento de OA’s, julga-se plausível inferir a ocorrência de processos de potencialização das práticas educativas, por meio da abertura de possibilidades para a ação protagonista dos discentes na construção de conhecimentos, os quais se materializam na produção de artefatos digitais no formato de OA’s.

Author Biographies

Vitor Malaggi, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação Bolsista do CNPq Universidade de Passo Fundo Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Juliano Tonezer da Silva, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação Professor do Curso de Ciência da Computação Universidade de Passo Fundo Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Adriano Canabarro Texeira, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação Professor do Curso de Ciência da Computação Universidade de Passo Fundo Institutoteixeira@upf.br de Ciências Exatas e Geociências

Issue

Section

Artigos