<strong>PAULO FREIRE: IMPORTÂNCIA E ATUALIDADE DE SUA OBRA</strong>

Authors

  • Osmar Fávero Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Paulo Freire

Abstract

Este artigo apresenta Paulo Freire como importante educador brasileiro, como teórico ou filósofo da educação e como homem íntegro. Afirma que o conjunto de sua obra não apresenta contradições; ao longo dela desenvolve temas recorrentes, que são progressivamente revistos, complementados e ampliados. Aponta a relevância do princípio de libertação defendido por ele e suas categorias fundamentais: esperança, práxis (a prática desenvolvida e refletida para ser realizada como nova prática), conscientização, cultura e diálogo. Afirma ainda que a dimensão ética da pedagogia de Paulo Freire é o que lhe confere intensa atualidade e distinguida importância, podendo ser designada como uma pedagogia do direito à educação. Conclui indicando várias formas de ler Paulo Freire.

Author Biography

Osmar Fávero, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Educação pela PUCSP Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense