<strong>FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES MELHORA DESEMPENHO DOS ALUNOS EM AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA?</strong>

Authors

  • Eliane Kiss de Souza

Keywords:

formação continuada, desempenho dos alunos, avaliação de larga escala, conceitos inicias da matemática

Abstract

Este artigo tem por objetivo abordar a formação continuada de professores em nível escolar relacionando-a ao desempenho dos alunos na avaliação de larga escala. Para tal serão abordados os aspectos legais referentes à formação continuada de professores, as evidências de que a formação em nível escolar é a mais indicada e os resultados da avaliação de larga escala de uma determinada escola pública do estado do Rio Grande do Sul-Brasil, nos anos de 2008, 2009 e 2010. Será descrita a intervenção realizada na escola, destacando-se a formação continuada para professores nos anos de 2009 e 2010 e mostrando-se os resultados alcançados no ano de 2010. Para o Padrão Adequado relativo ao desempenho dos alunos da 2ª série / 3° ano do Ensino Fundamental houve uma melhora de 116% em Língua Portuguesa e 560% em Matemática. Quanto ao desempenho dos alunos da 5ª série / 6° ano houve uma melhora de 424% em Língua Portuguesa e 330% em Matemática. Assim, conclui-se que os resultados de 2010 se comparados com os de 2008 são bons, mas ainda precisam melhorar e que uma forma de alcançar esta meta é investir na formação continuada de professores.

Author Biography

Eliane Kiss de Souza

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC (1989), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Atualmente é professora do Colégio Estadual 25 de Julho. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: Didática Geral, Didática da Matemática, Supervisão de Estágio e Supervisão Escolar. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Published

2013-04-30

Issue

Section

Artigos