<strong>O DEVIR TRÁGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ESPECULAÇÕES FILOSÓFICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE TRAGÉDIA EM NIETZSCHE</strong>

Authors

  • Carlos Betlinski UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Keywords:

formação de professores, currículo, fundamentos da educação

Abstract

RESUMO O texto faz uma abordagem da educação escolar na perspectiva trágica nietzscheana. O ofício de educador e as práticas curriculares são pensados como processos em devir e como espaços de manifestações dos impulsos dionisíaco e apolíneo. Propõe-se pensar o fazer educativo como experiência estética e acredita-se que este é o caminho para a metamorfose e fortalecimento do espírito daqueles que, a partir da vontade de potência vivem a condição trágica dos processos educativos escolares. Palavras-Chave: Filosofia da Educação, currículo, vontade de poder, devir trágico.

Author Biography

Carlos Betlinski, UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Departamento de Educação - Filosofia da educação

Published

2013-04-30

Issue

Section

Artigos