<strong>QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MODO 2 DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO</strong>

Autores/as

  • Gilda Helena Bernardino de Campos Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Cilio Ziviani Coordenação Central de Educação a Distância - PUC-Rio
  • Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenação Central de Educação a Distância - PUC-Rio

Palabras clave:

produção do conhecimento, educação a distância, avaliação educacional, díade mediador-aluno

Resumen

Este artigo apresenta o Modo 2 de produção do conhecimento citado por Gibbons et all (1994, 2011). O estudo mostra que uma equipe multidisciplinar é fundamental para a garantia da qualidade de cursos na modalidade a distância. A partir do tratamento dos dados provenientes de uma pesquisa com professores-alunos do curso de especialização realizado na modalidade a distância, fica evidenciado a relação do mediador pedagógico com o suporte aliado aos alunos no sucesso do curso. Esse resultado corrobora com a importância da interação no processo de produção do conhecimento. Outros indicadores também são apontados no estudo afirmando-se, desta forma, a produção do conhecimento como uma questão colaborativa.

Biografía del autor/a

Gilda Helena Bernardino de Campos, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Profa. do Departamento de Educação, Coordenadora Central de Educação a Distância da PUC-Rio. Atua na área de Educação a Distância, Avaliação Educacional, Design Didático.

Gianna Oliveira Bogossian Roque, Coordenação Central de Educação a Distância - PUC-Rio

Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento

Publicado

2013-04-30

Número

Sección

Artigos