INVERTER O VETOR DO CURRÍCULO: O MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE FREIRE EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1207-1233Palabras clave:
Paulo Freire, currículo, políticas públicasResumen
O objetivo deste texto consiste em apresentar os resultados parciais de nossa investigação sobre o Movimento de Reorientação Curricular proposto pelo educador Paulo Freire enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina, do Partido dos Trabalhadores, de 1989 a 1992. Nesse sentido, apresentamos os indícios e as evidências identificados por nossa análise como capazes de auxiliar na propositura de políticas públicas de currículo. Mais detidamente, estudamos esses elementos sob a perspectiva enunciada por pesquisadores do campo – como Barreto (1995), Moreira (2000) e Saul e Silva (2011) –, isto é, como um movimento de ruptura paradigmática com as políticas oficiais de currículo anteriores, tanto em São Paulo como em todo território nacional. Tratamos, portanto, do movimento em análise como uma inversão do vetor de construção de políticas curriculares que pretende, partindo das realidades locais das escolas, elaborar não somente práticas, mas igualmente subsídios teóricos de reflexão sobre as práticas efetivadas. Além de destacar a atualidade de tais práticas e políticas, gestadas no âmbito dos princípios da pedagogia crítica, consideramos a relevância de utilizá-las como subsídios para analisar e criticar as atuais políticas curriculares.
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