AVALIAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE CURRÍCULO: RELAÇÕES QUE SE (DES)ENCONTRAM NA PRÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p293-324

Palabras clave:

Currículo. Avaliação de Currículo. Reformulação Curricular.

Resumen

O texto problematiza a relação avaliação e reformulação curricular a partir da análise de artigos publicados em eventos científicos e revistas no campo do currículo, como a ANPED – GT 12, Revista -Currículum, Currículo Sem Fronteira e Espaço do Currículo. A escolha desses lócus de investigação objetivou compreender/responder a hipótese de que ainda não existe uma relação intensa entre avaliação e políticas de currículos, avaliação e reformulação/construção curricular, quando muito uma relação esporádica demandada pela necessidade do grupo que está reformulando o currículo, do que propriamente algo consensual no sistema educacional brasileiro. A organização dos dados demonstrou escassez da temática avaliação de currículo, bem como da relação avaliação e reformulação curricular. Esses dados corroboram essa afirmação quando demonstram que existe um desencontro dessa relação nas narrativas e proposições de autores que descrevem as experiências sobre reformulação/construção curricular. Mas, esse resultado se mostra insuficiente para afirmar com segurança a hipótese aqui intencionada, sugerimos então a continuidade dessa investigação a partir da inclusão de outras fontes, como banco de teses e de outros periódicos da área da educação.

Biografía del autor/a

Antonio Pereira, Universidade Federal da Bahia.

Doutor em Educação: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos – Mestrado Profissional e Líder do Grupo de Pesquisa Educação Social, Currículo e Formação de Educador: Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.

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Publicado

2017-06-30

Número

Sección

Artigos