<strong>TEORIA (PÓS) CRÍTICA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS CURRICULARES</strong>

Autores/as

  • José Augusto Pacheco Universidade do Minho

Palabras clave:

teoria crítica, teoria pós-crítica, estruturalismo, pós-estruturalismo, estudos curriculares

Resumen

Uma das principais discussões em educação e na pedagogia tem estado relacionado com o modo de pensar a inter-relação teoria crítica e teoria pós-crítica. Uma abordagem comparativa necessita de estar ligada ao estruturalismo e ao pós-estruturalismo, principalmente quando a discussão está centrada nas dimensões social e pessoal. Neste artigo, analisarei o passado, presente e futuro da teoria crítica, identificando alguns problemas metodológicos, de modo a compreender a complexidade do campo dos estudos curriculares.

Biografía del autor/a

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Docente do Instituto de Eduvcação da Universidade do Minho, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa

Publicado

2013-04-30

Número

Sección

Artigos