<strong>PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA ESCOLA CABANA: REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS</strong>

Autores/as

  • Alder de Sousa Dias
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Palabras clave:

Paulo Freire, escola cabana, movimento de reorientação curricular

Resumen

Neste artigo analisa-se a influência de Paulo Freire na Escola Cabana, com recorte na reorientação curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem por base uma dissertação de mestrado concluída em 2012, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, vinculada a um Projeto interinstitucional da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. A pesquisa consiste em uma investigação qualitativa. Os sujeitos são quatro profissionais da educação, que no período da Escola Cabana atuaram com a EJA. Entre as estratégias metodológicas estão o levantamento bibliográfico e documental e a aplicação de entrevistas narrativas com os sujeitos da pesquisa. A sistematização e análise dos dados foram construidas com base na Análise de Conteúdo.

Publicado

2014-01-21

Número

Sección

Artigos