<strong>CURRÍCULO INTEGRADO E TECNOLOGIAS: CONVERGÊNCIAS NO CONTEXTO DO PROEJA</strong>

Autores

  • Jarina Rodrigues Fernandes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, tecnologias da Informação e comunicação, currículo integrado, PROEJA.

Resumo

O artigo apresenta resultados das atividades iniciais e intermediárias de uma investigação cujo objetivo era conhecer sentidos e compartilhar novos significados acerca da utilização do potencial estratégico das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo em vista a construção do currículo integrado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de jovens e adultos (PROEJA). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de intervenção, junto ao professor de Informática do curso Técnico em Qualidade, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Os sentidos e significados construídos apontaram para a pertinência de articular conhecimentos teóricos e práticos ao integrar  as TIC ao currículo; provocar os educandos a assumir um papel ativo no processo; repensar a relação professor-aluno e conhecer novas metodologias, bem como as práticas curriculares vivenciadas nas diversas disciplinas do próprio curso.

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Biografia do Autor

Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação: Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2014-10-07

Como Citar

Fernandes, J. R. (2014). <strong>CURRÍCULO INTEGRADO E TECNOLOGIAS: CONVERGÊNCIAS NO CONTEXTO DO PROEJA</strong>. Revista E-Curriculum, 12(2), 1212–1232. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/20194

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO