<strong>O CURRÍCULO COMO DIREITO E A CULTURA DIGITAL</strong>
Resumen
Este artigo apresenta um quadro sintético da jovem escola republicana brasileira, emergida nos últimos 20 anos de nossa história. Versa sobre a dívida de uma escola para todos, que é de mais de 500 anos, e fá-la, hoje, assolada de múltiplas carências. Aponta a inexistência de Bases Curriculares Nacionais claras, difundidas, amplamente debatidas e consensuadas. Defende que as Bases Curriculares Nacionais se constituem num direito dos professores – e alunos - de nossa escola pública, e, portanto, uma obrigação do Estado, seja em seu âmbito federal, seja no âmbito local. A construção de bases curriculares não se opõe à democracia, à criatividade ou à autoria dos professores, mas pode ser uma forma de estimular as experiências criativas e descentralizadas, partindo das problemáticas dos diferentes territórios e culturas. Pode ser norteadora das formações inicial e continuada dos docentes e das referências para os exames de avaliação da aprendizagem nacionais e locais e definidora da produção de materiais didáticos. Um dos componentes das demandas por um currículo explícito advém das novas configurações postas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação e das redes comunicacionais que povoam o mundo com modalidades inéditas de linguagem, novas construções identitárias e complexas exigências às práticas sociais. O artigo as apresenta como uma variável catalizadora do debate e das vivências curriculares e não as considera como determinantes do currículo - enquanto tecnologias específicas, mas como imersas na cultura digital que se instaura na sociedade contemporânea.
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