O CURRÍCULO DO NOVO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PARTICIPAÇÃO INFANTIL: O QUE ACONTECE EM SALA DE AULA PODE SER CHAMADO DE “NOVO”?
Palabras clave:
Primeiro Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Participação Infantil. Currículo.Resumen
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre currículo e participação infantil. Com o objetivo entender em que medida acontece a participação e a expressão das culturas infantis em uma turma do novo primeiro ano do ensino fundamental, realizou-se a observação sistemática em uma escola pública da zona leste de Curitiba, no período de um ano. A metodologia teve abordagem qualitativa, com observação sistemática do cotidiano, entrevistas semiestruturadas, análise documental e escuta das crianças, para compreender como buscam dar sentido à experiência escolar. Os resultados demonstraram que modelos escolares tradicionais e novos convivem conflituosamente no mesmo espaço, e que o foco no controle corporal, na fragmentação de disciplinas e de tempos e espaços e no conteúdo transmitido por meio da repetição ocasionam um sufocamento da participação e da expressão das culturas infantis, comprometendo a aprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.