NO TERRITÓRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DEMARCAÇÕES NO CURRÍCULO DA CULTURA COMO EXPERIÊNCIA VIVIDA DE PROFESSORES

Autores/as

  • Carlos Jorge Paixão Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Cely Costa Nunes Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Cultura como experiência vivida. Currículo. Cotidiano Escolar. Professores do Ensino Fundamental

Resumen

 

Este artigo tem por objetivo demonstrar os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que investigou uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Uma Cidade Amazônica, tendo por base a experiência concreta de Professores, considerando o pressuposto de que, os elementos que fazem parte da ação e expressão desses sujeitos nas suas experiências cotidianas (cultura como experiência vivida) estabelecem intersecções por ocasião do desenvolvimento do processo de escolarização, mediatizado pelas dinâmicas do currículo formal.

Biografía del autor/a

Carlos Jorge Paixão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Educação: Supervisão e Currículo (PUC - SP, 1993);

Doutor em Educação (UNESP, 1999); Pós-Doutorado em Educação (FE - UNICAMP, 2011); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Cely Costa Nunes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora em Educação pela UNICAMP; Profª Drª do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Publicado

2015-09-30

Número

Sección

Artigos