A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA VISÃO DE GESTORES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p177-199Palabras clave:
Educação Superior. Contextos Emergentes. Institutos Federais. Licenciaturas.Resumen
Este artigo visa discutir potencialidades e desafios na formação inicial de professores para a Educação Básica, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada com gestores (pró-reitores, diretores de ensino e coordenadores de curso) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A coleta de dados envolveu entrevista do tipo compreensiva e a interpretação deu-se com base na metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Emergiram como potencialidades: a verticalização do ensino, aliada às diferentes esferas de aprendizagem; pesquisa e extensão; e a ação prática como geradora de conhecimento. Dentre os desafios, destacaram-se: a necessidade de uma identidade para as licenciaturas nos IFs, de diagnósticos sobre a situação dessas na instituição e a valorização da carreira docente. Os resultados revelaram que é preciso criar espaços de formação e reflexão para os professores formadores e desenvolver diagnósticos sobre os cursos de licenciatura no contexto dessas instituições.
Citas
ALMEIDA, João Batista e SCHIMIGUEL, Juliano. Avaliação sobre as causas da evasão escolar no ensino superior: estudo de caso no curso de licenciatura em Física no Instituto Federal do Maranhão. REnCiMa, v. 2, n. 2, p. 167-178, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/ article/viewFile/64/45>. Acesso em: 25 nov. 2015.
ALVES, Rosilda Maria. Processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI. 2009. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2009.
ASSIS, Maria Celina de. Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: implantação e desafios. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.
______. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 nov. 2015.
______. Lei nº 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 25 nov. 2015.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Um Novo Modelo de em Educação Profissional e Tecnológica: concepções e diretrizes, Brasília, 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if- concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 25 nov. 2015.
BUENO, Daniela Gomes Martins. A política de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a conformação do ensino superior nessas instituições. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). Novos rumos da licenciatura. Brasília: Inep, PUC-RJ, 1987. 93 p.
FLACH, Ângela. Os cursos de formação de professores no instituto federal do rio grande do sul: algumas considerações iniciais. In: Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região, IX, 2012. Anais eletrônicos... Caxias dos Sul/RS, 2012. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/0 6_12_52_2150-7209-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.
GATTI, Bernardete; NUNES, Marian Muniz Rossa (Orgs). Formação de professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Victor Cevita, 2008.
GATTI, Bernardete; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá e ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p.
GOMES, Daniela Fernandes. Implementação de licenciaturas para a formação de professores da educação básica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2013.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL/REITORIA. Guia de Cursos. 1ª Ed. Disponível em: <http://www.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/2014811105653688guia_de_cursos_site.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2015.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL/REITORIA. Projeto Pedagógico Institucional, Bento Gonçalves, 2011. Disponível em: < http://www.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201226102555931ppi_versao_final.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2015.
LAMB, Marcelo Eder; FLORES, Paulo Marcos. Diagnóstico sobre a formação de licenciados nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In: ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, XI, 2013. Anais eletrônicos... XI ENEM, Curitiba, 2013. Disponível em: < http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1621_857_ID.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.
LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo da concepção política. 2012. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
MARQUES, M. O. A Reconstrução dos cursos de formação do profissional da educação. Em Aberto, n. 54, p. 43-50, 1992.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí/RS:Editora Unijuí, 2007.
MOROSINI, Marília Costa et al. A evasão na Educação Superior no Brasil: uma análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis entre 2000-2011. In: Conferência LatinoAmericana sobre o Abandono na Educação Superior - CLABES, I, Nicarágua, 2011. Anais eletrônicos... Nicarágua, 2011. Disponível em:<http://www.alfaguia.org/wwwalfa/images/ponencias/clabesI/ST_1_Abandono/12_Moros iniM_Abandono_ESBrasil.pdf>. Acesso em: Acesso em: 25 nov. 2015.
MOROSINI, Marília Costa. Qualidade da Educação Superior em Contextos Emergentes.Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014
PACHECO, Eliezer Moreira (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
PANSARDI, Marcos Vinícius. Um estranho no ninho: a formação de professores em sociologia nos institutos federais. RevistaInter-Legere, Rio Grande do Norte, n. 13, p. 235- 249, jan./ago. 2013
SANTOS, Nelma Ferreira dos. A formação inicial de professores de Física em Centros Federais de Educação Tecnológica: contribuições e críticas. 2004. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
SILVA, Luzimar Barbalho da. A política de formação inicial de professores e a implementação do componente curricular prática profissional na licenciatura de geografia do CEFET-RN (1999-2006). 2006. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2006.
SILVA, Milliane Passos da et al. Evasão escolar no curso de Licenciatura em Física: um estudo de caso no IFCE – Câmpus avançado de Tianguá. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação – CONNEPI, VII, 2012. Anais eletrônicos... Palmas/TO, 2012. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/ connepi/vii/paper/viewFile/3710/2726>. Acesso em: 25 nov. 2015.
SOARES, Christiane Assis Oliveira e PIRES, Luciene Lima de Assis. A formação de professores no Brasil e o curso de licenciatura em física do IFG Campus Jataí: um estudo sobre a evasão e a repetência. Semana de Licenciatura IFG – Câmpus Jataí, 7ª, Jataí, 2010. Anais eletrônicos... Jataí, 2010. Disponível em: <http://www.jatai.ifg.edu.br/semlic/seer/index.php/anais/article/view/64/ trabcompleto09>. Acesso em: 25 nov. 2015.
SOBRINHO, Moisés Domingos. Universidade Tecnológica ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia? [201-]. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/uni_tec_inst_educ.pdf >. Acesso em: 25 nov. 2015.
SOUSA, Aparecida Gasquez; BERALDO, Tânia Maria. Cursos de licenciatura em ciências naturais nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, IX, 2009. Anais eletrônicos... Paraná, 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1920_1102.pdf >. Acesso em: 25 nov. 2015.
SOUSA, Aparecida Gasquez. Políticas de formação de professores da área de Ciências da Natureza: uma análise do processo de criação e implementação da licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Mato Grosso, 2011.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Relatório de Auditoria. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, junho de 2012. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10635- relatorio-gestao-setec-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 25 nov. 2015.
VERDUM, Priscila de Lima. O programa PIBID na avaliação dos pesquisadores do campo educacional: um estudo a partir dos trabalhos do Banco de Dissertações e Teses da CAPES e do Endipe (2010‐ 2012). In: Anped Sul, X, 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... X Anped Sul, 2014. p. 1-21. Disponível em:<http://xanpedsul.faed.udesc.br/publicacao/trabalhos_completos.php>. Acesso em: 19 nov. 2015.
VIEIRA, Leonardo. Queda de matrículas em licenciatura no país gera temor de apagão na formação de professores. In: O Globo [online], Rio de Janeiro, 11 set. 2014. Disponível em:<http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/queda-de-matriculas-em-licenciatura-no-pais- gera-temor-de-apagao-na-formacao-de-professores-13897981> Acesso em: 25 nov. 2015.
ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: _ ; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. (Orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia daeducação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 287-309.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.