A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA VISÃO DE GESTORES

Autores

  • Priscila Verdum Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), RS.
  • Marília Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS.
  • Lúcia Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p177-199

Palavras-chave:

Educação Superior. Contextos Emergentes. Institutos Federais. Licenciaturas.

Resumo

Este artigo visa discutir potencialidades e desafios na formação inicial de professores para a Educação Básica, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada com gestores (pró-reitores, diretores de ensino e coordenadores de curso) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A coleta de dados envolveu entrevista do tipo compreensiva e a interpretação deu-se com base na metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Emergiram como potencialidades: a verticalização do ensino, aliada às diferentes esferas de aprendizagem; pesquisa e extensão; e a ação prática como geradora de conhecimento. Dentre os desafios, destacaram-se: a necessidade de uma identidade para as licenciaturas nos IFs, de diagnósticos sobre a situação dessas na instituição e a valorização da carreira docente. Os resultados revelaram que é preciso criar espaços de formação e reflexão para os professores formadores e desenvolver diagnósticos sobre os cursos de licenciatura no contexto dessas instituições.

Biografia do Autor

Priscila Verdum, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), RS.

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Licenciada em Pedagogia (UFRGS) e Doutora em Educação (PUCRS). 

Marília Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS.

Professora Titular Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior CEES/PUCRS. Coordenadora da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). Pós-doutora no Institute of Latin America Studies (LLILAS/UTexas). Pesquisadora 1A CNPq. Rio Grande do Sul, Brasil.

Lúcia Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS.

Professora titular da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Humanidades/PUCRS. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq- ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância. Pós-Doutora pela Universidade do Texas (Austin). Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos