CURRÍCULO ESCOLAR OFICIAL COMO EXPRESSÃO OBJETIVA DA RAZÃO SUBJETIVA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p45-61Palabras clave:
Currículo Escolar. Razão subjetiva. Razão objetiva.Resumen
O contexto do nascimento do campo do currículo escolar remete ao desenvolvimento do modelo industrial de sociedade nos Estados Unidos ao final do século XIX. Com base nos textos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, este artigo pretende discutir a ideia de que o currículo escolar, oriundo desse contexto histórico, materializa na escola a razão subjetiva em detrimento da razão objetiva. O texto foi organizado em dois segmentos. No primeiro, denominado “Na esfera dos conceitos”, exploramos a ideia de razão objetiva e razão subjetiva, bem como a passagem de uma para outra no desenvolvimento histórico. Na segunda parte, exploramos como essas razões se materializam no currículo escolar, explorando apenas os elementos objetivos e conteúdos. Mesmo num caráter sintético, como supõe um artigo, o estudo vislumbra que o currículo escolar para as massas nasceu como um projeto social para alavancar o desenvolvimento econômico industrial e trouxe consigo as profundas marcas da razão subjetiva.
Citas
ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
__________. Dialectica negativa. (Versão em espanhol – Tradução de José Maria Ripalda). Madrid: Taurus, 1975.
HEGEL, G. W. F. Filosofia da história. UNB: Brasília, 2005.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002.
MOREIRA, Flávio Barbosa. Educação, currículo e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.
SHELBAUER, Analete Regina. A constituição do método de ensino intuitivo na província de São Paulo (1879-1889). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 2003.
TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1977.
ZUIN, Antônio Álvaro Soares et ali. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.