CURRÍCULO ESCOLAR OFICIAL COMO EXPRESSÃO OBJETIVA DA RAZÃO SUBJETIVA

Autores/as

  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade de Londrina (UEL).
  • Zuleika Aparecida Claro Piassa Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - Marília, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p45-61

Palabras clave:

Currículo Escolar. Razão subjetiva. Razão objetiva.

Resumen

O contexto do nascimento do campo do currículo escolar remete ao desenvolvimento do modelo industrial de sociedade nos Estados Unidos ao final do século XIX. Com base nos textos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, este artigo pretende discutir a ideia de que o currículo escolar, oriundo desse contexto histórico, materializa na escola a razão subjetiva em detrimento da razão objetiva. O texto foi organizado em dois segmentos. No primeiro, denominado “Na esfera dos conceitos”, exploramos a ideia de razão objetiva e razão subjetiva, bem como a passagem de uma para outra no desenvolvimento histórico. Na segunda parte, exploramos como essas razões se materializam no currículo escolar, explorando apenas os elementos objetivos e conteúdos. Mesmo num caráter sintético, como supõe um artigo, o estudo vislumbra que o currículo escolar para as massas nasceu como um projeto social para alavancar o desenvolvimento econômico industrial e trouxe consigo as profundas marcas da razão subjetiva.

Biografía del autor/a

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade de Londrina (UEL).

Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela Unesp – Campus Marília, São Paulo. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Líder do Grupo de Estudos em Educação e Infância. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: “Indústria Cultural, Educação e Trabalho docente na primeira infância: da semiformação à emancipação humana da UEL.

Zuleika Aparecida Claro Piassa, Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - Marília, São Paulo.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação pela Unesp – Campus Marília. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa: “Indústria Cultural, Educação e Trabalho docente na primeira infância: da semiformação à emancipação humana.

Citas

ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

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Publicado

2017-03-31

Número

Sección

Artigos