206 HISTÓRIAS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM 40 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO
Palabras clave:
educação, currículo, novas tecnologias na educação, tecnologias da informação e comunicação, cultura digitalResumen
À altura dos 40 anos do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, este artigo apresenta uma resenha de suas pesquisas na área do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos espaços curriculares. Os espaços curriculares são tratados como os ambientes de conhecimento criados em universidades, em locais públicos de cultura, em escolas regulares, em programas de atendimento a pessoas com deficiências físicas, em elaboração de jogos educacionais, em macroprogramas de formação de educadores, entre outros. A pesquisa teve início com a montagem de um banco de dados das teses e dissertações concluídas entre 1975-2014, a partir da análise de suas palavras-chave, resumos e títulos. O trabalho revela um amplo leque de esforços, competências, equipes envolvidas, instituições revisadas, teorias debatidas e aprofundadas, campos de inovações para a educação a partir do crescimento, disseminação e evolução das TIC na sociedade e nos sistemas de educação formal, especialmente. As investigações debruçaram-se na análise da aprendizagem e ensino; no papel do professor; nas denúncias dos equívocos do uso das tecnologias como panaceia; no uso das TIC como mero consumo de novidades; nas validações – ou não – de políticas públicas e nas potencialidades antevistas para seu uso. O mais marcante, no entanto, é o número de pesquisadores, suas proveniências de diferentes campos profissionais, seus territórios e seus olhares interdisciplinares. Os quadros sinóticos apresentados permitem ao leitor um discorrer sobre a própria história do pensamento educacional brasileiro, suas políticas e suas expectativas de futuro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.