POLÍTICAS EDUCACIONAIS DEMOCRATIZANTES NO BRASIL E A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DAS ESCOLAS EM UM CONTEXTO EMERGENTE

Autores/as

  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim/RS.
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p455-480

Palabras clave:

Políticas democratizantes. Avaliação das escolas. Contextos Emergentes. Brasil.

Resumen

Este artigo propõe-se a analisar as atuais políticas educacionais brasileiras de acesso escolar propostas pelo governo federal em sua relação com um cenário de avaliações externas voltadas à internacionalização da educação. Entre o questionamento da escola como lócus da reprodução social e a problematização de uma educação orientada pela eficiência, está ocorrendo, contemporânea e concomitantemente, o ingresso de grandes contingentes populacionais nos espaços escolares, os quais vêm apresentando baixo rendimento nas avaliações de muitas instituições públicas de Educação Básica. O surgimento destas políticas ocorre a partir da divulgação de baixos resultados nas provas, tendo como objetivo atingir melhores patamares em relação às metas exigidas pelos organismos de regulação internacionais. A metodologia deste estudo aproxima-se de um Estado do Conhecimento e foi realizada a partir da Análise de Conteúdo dos trabalhos publicados no período de 2010-2015 nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As conclusões apontam para presença de políticas nacionais democratizantes limitadas por pressões internacionais e pela tensão entre um contexto tradicional, um contexto neoliberal e um contexto emergente.

Biografía del autor/a

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim/RS.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES).

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutora pelo Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS), Universidade do Texas. Professora Titular da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES/PUCRS). Bolsista 1A Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

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Publicado

2017-06-30

Número

Sección

Artigos