<strong>CURSOS SEMIPRESENCIAIS PARA DEPENDÊNCIAS CURRICULARES</strong>

Autores/as

  • Laury A. Bueno Docente na Universidade Cruzeiro do Sul — UNICSUL

Palabras clave:

Educação a distância, dependência curricular, cursos semipresenciais

Resumen

O grande número de alunos cursando disciplinas em regime de dependência na Universidade Cruzeiro do Sul constitui-se um problema potencialmente grave, cujo efeito sem dúvida contribui para a crescente evasão escolar e o aumento da heterogeneidade nas classes de graduação – forçadas a abrigar tanto alunos regulares quanto aqueles em situação de dependência –, além de outros desdobramentos, inclusive pedagógicos, decorrentes desse quadro complexo. O objetivo deste artigo é fazer uma análise preliminar da questão do ensino semipresencial, onde o aluno está submetido a um processo metodológico híbrido de construção do conhecimento; analisar de forma objetiva uma experiência prática nesta modalidade dentro da instituição para alunos em regime de dependência e,finalmente, propor alternativas que contribuam para o melhor encaminhamento de um problema que aflige não apenas alunos e professores, mas a própria instituição como organização provedora do conhecimento.

Biografía del autor/a

Laury A. Bueno, Docente na Universidade Cruzeiro do Sul — UNICSUL

Docente na Universidade Cruzeiro do Sul — UNICSUL e Mestrando em Administração na Pontifícia Universidade Católicade São Paulo — PPGA PUCSP.

Número

Sección

Artigos