<strong>TRÊS INTERPRETAÇÕES DA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DE TRÊS TRADIÇÕES CULTURAIS DISTINTAS</strong>

Autores/as

  • Yves Lenoir Université de Sherbrooke

Palabras clave:

interdiciplinaridade, formação docente, cultura científica

Resumen

O presente texto apresenta três perspectivas diferentes de abordagem da interdisciplinaridade: a lógica do sentido, a lógica da funcionalidade e a lógica da intencionalidade fenomenológica. Essas perspectivas, procedentes de culturas distintas, revelam a existência de várias concepções teóricas da interdisciplinaridade em educação. O autor defende, portanto a complementaridade dessas três lógicas a fim de evitar toda abordagem fundada exclusivamente na teoria ou exlusivamente na prática. Palavras-chave: interdiciplinaridade, formação docente, cultura científica.

Biografía del autor/a

Yves Lenoir, Université de Sherbrooke

Yves Lenoir Doutor em sociologia pela Universidade Paris 7 Professor titular, Faculdade de Educação, Université de Sherbrooke Titular da Cátedra de Pesquisa do Canadá sobre Intervenção Educativa

Número

Sección

Edição Suplementar