<strong>TENDÊNCIAS ATUAIS DA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 1985- 2004</strong>
Palabras clave:
análise crítica, pesquisa científica, prática pedagógicaResumen
A presente investigação tem por objetivo analisar o discurso sobre as práticas docentes veiculado na documentação científica brasileira de 1985 a 2004, buscando conhecer como esses estudos consideram tais práticas. Foram analisados 89 artigos científicos publicados em periódicos brasileiros, a partir de uma grade de análise temática dividida em quatro eixos: a) intencionalidade; b) objeto de estudo; c) conceitualização da prática docente e d) modalidades de coleta e de tratamento dos dados. O discurso científico subjacente às pesquisas foi submetido a uma análise descritiva de freqüência e a uma análise inter-relacional na qual o cruzamento entre certas categorias permitiu identificar características gerais da pesquisa brasileira sobre as práticas docentes. Os resultados obtidos revelam a predominância de pesquisas unidimensionais centradas na dimensão socio-afetiva (referente à identidade profissional e as características pessoais do professor) e na dimensão didática (referente aos saberes disciplinares). A visão da atividade profissional do professor é constituída a partir do sentido que este atribui a sua própria prática, sentido este que emerge das descrições minuciosas dos discursos, das intuições e das interpretações de um número limitado de sujeitos. Estas pesquisas refletem as preocupações com a melhoria da prática, mas a partir do sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias vivências. Assim, a articulação deste sentido ao que se passa realmente em sala de aula resta inexplorada.Descargas
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