<strong>DESAFIOS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPLEXO</strong>

Autores/as

  • Gloria Fariñas Universidad de la Habana – Cuba

Palabras clave:

Programas de pós-graduação e tarefas de aprendizagem. Desenvolvimento do pensamento complexo. Estereotipos de pensamento

Resumen

Este trabalho aborda o problema da construção do currículo para a pós-graduação no novo saber contemporâneo. Parte dos princípios epistemológicos próprios do desenvolvimento da teoria científica como das necessidades da prática. A visão interdisciplinar e transdisciplinar não é possível à margem do pensamento complexo que integre uma visão dos fenômenos da realidade. No entanto, os programas de pós-graduação, em geral, não entendem a questão como se deveria. Aprofunda-se em uma experiência realizada na Universidade de La Habana, os resultados e obstáculos subjetivos ante as tarefas de aprendizagem com estudantes de pós- graduação.

Biografía del autor/a

Gloria Fariñas, Universidad de la Habana – Cuba

Profesora Dra. Gloria Anisia Fariñas León é doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de Lomonosov – Moscou, professora da Universidad de la Habana – Cuba. É, atualmente, 1.Asesora ( Vicerrectoría Docente, Universidad de La Habana). 2. Vicepresidenta de la Cátedra L. S. Vygotski de la Universidad de la Habana. 3. Profesora Facultad de Psicología. Universidad de La Habana. 4. Coordinadora de Maestría y de Doctorado Curricular. 5. Vicepresidenta del Tribunal Nacional de Grados Científicos. 6. Coordinadora de programa en el Centro de Orientación y Asesoramiento de la Facultad de Psicología de la Universidad de La Habana. Autora de diversos livros e capítulos de livros em Cuba e no mundo. Como também ministrou aulas em diferentes universidades de diversos países: Rússia, Estados Unidos, Brasil, México, peru e Colômbia.

Publicado

2010-07-04

Número

Sección

Artigos