<strong>UMA ALTERNATIVA PARA A TELEFORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES DAS SEDES UNIVERSITÁRIAS MUNICIPAIS CUBANAS</strong>

Autores/as

  • Ulises Mestre Gómez

Palabras clave:

Formação de Professores, Formação Permanente, TIC

Resumen

No que diz respeito à educação o que vem ocorrendo em Cuba, nos últimos 40 anos, tem causado um forte impacto sobre a concepção e estrutura das instituições universitárias na ilha; os planos de formação que facilitam o desenvolvimento do talento local, sem que os estudantes precisem sair de seus locais de trabalho ou residência, tem demandado a seleção, em cada município, de professores para exercer o trabalho docente, uma parte deles com escassa experiência na educação supeiror. Neste trabalho apresenta-se a estratégia desenhada para desenvolver nestes professores suas competências docentes, mediante a combinação de um programa que combine satisfatoriamente as características das modalidades presencial e a distância na educação de pós-graduação. Descreve-se a maneira na qual intervêem as diferentes entidades da sede universitária principal e as municipais no processo de teleformação em didática universitária.

Biografía del autor/a

Ulises Mestre Gómez

Profesor Asistente. Licenciado en Educación. Máster en Ciencias de la Educación Superior.Aspirante a Doctor en Ciencias Pedagógicas. Dos décadas de experiencia docente. Experto en Didáctica general y especial de la Matemática, Diseño Curricular y Dirección del aprendizaje. Amplia experiencia en investigación educativa, colaborando con el Instituto Central de Ciencias Pedagógicas en el seguimiento de las transformaciones de la Secundaria Básica, es miembro de proyectos investigativos sobre el Diseño Curricular en la Secundaria Básica y Dirección del Aprendizaje del Adolescente. Con amplia participación en eventos internacionales en Cuba y el exterior. Autor de varios artículos relacionados con la Didáctica de la Matemática, el Diseño Curricular, programas de Geometría para la carrera Licenciatura en Educación Carrera Matemática - Computación y Dirección del Aprendizaje.

Número

Sección

Artigos