<strong>SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA ANALÍTICA</strong>

Autores/as

  • Vânia Medeiros Gasparello Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palabras clave:

Subjetividade. Formação do Professor. Transformação. Processo de Individuação. Linguagem Simbólica.

Resumen

Este artigo explora alguns aspectos da psicologia analítica de Jung que podem contribuir para se pensar uma formação dos professores que tenha como preocupação, também, a dimensão subjetiva do docente e dos alunos. Inicialmente são ressaltadas a importância e atualidade da obra de Jung, um autor pouco conhecido na literatura educacional, relacionando seu pensamento com as abordagens inter e transdisciplinares em educação. Defende a idéia de que sua teoria contribui na busca de caminhos de transformação do sujeito na sociedade ocidental. Os conceitos de processo de individuação, padrões de comportamento arquetípicos, linguagem simbólica, inconsciente pessoal e coletivo, funções da consciência, são os mais valorizados nessa tentativa de reflexão sobre a dimensão subjetiva na formação/transformação do professor e do aluno no ambiente educativo.

Biografía del autor/a

Vânia Medeiros Gasparello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ) e doutora em Educação (PUC/SP), leciona na graduação e na pós-graduação lato sensu nas áreas de Sociologia e Psicologia da Educação. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (GEPI), da PUC/SP e do diretório sobre Cultura, Subjetividade, Linguagem e Educação na UERJ.

Número

Sección

Artigos