<strong>CONHECIMENTO, ÉTICA, EDUCAÇÃO, PESQUISA</strong>

Autores/as

  • Miguel G. Arroyo Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Conhecimento, Ética, Educação, Pesquisa

Resumen

Este artigo propõe a reflexão entre o conhecimento a ética e a educação. Traz a tona à necessidade de resgatar a vivência histórica nesta relação. O tema proposto – Conhecimento, Ética, Educação, Pesquisa - volta aos debates na academia, nos congressos e nas escolas. Se é necessário pesquisar os determinantes possíveis do silenciamento da relação entre ética-educação será rico pesquisar os motivos que vêm levando a reconhecer essa relação, a incorporá-la nos debates docentes, em congressos e na teorização. O tema Conhecimento-Ética-Educação quando vinculado às indagações que os movimentos sociais repõem no reconhecimento das diferenças,dos diferentes e do cuidado adquire dimensões desafiantes para o pensar e fazer educativo e paraa pesquisa e teorização.

Biografía del autor/a

Miguel G. Arroyo, Universidade Federal de Minas Gerais

Miguel Gonzalez Arroyo é Pós-doutor pela Universidad Complutense de Madrid; Doutor em Educação pela Stanford University; Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular do Instituto Superior de Estudos Pedagógicos –ISEP-RJ, no Programa de Mestrado em Ciências Pedagógicas; professor de pós-graduação Lato Sensu da PUC Minas. Foi Secretário Adjunto de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte de 1993 – 1997; professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, como também Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, ANPED. Autor de diversos artigos, capítulos de livros e livros.

Número

Sección

Artigos