INTERAÇÃO E QUESTIONAMENTO NUMA REDE SOCIAL: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE UM ESTÁGIO PROFISSIONAL DE UM CURSO TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p28-50Palabras clave:
Rede social, Interação online, Questionamento, Estágio profissional.Resumen
A utilização de ferramentas Web 2.0 é cada vez mais usual nos dias de hoje, sendo considerada uma tecnologia ao serviço de todos para a criação e partilha de informação e a colaboração, entre outros. A sua utilização, em particular a de redes sociais, ainda é muitas vezes vista como forma de divertimento e o seu impacto educativo ainda está em aberto. Neste trabalho, de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, pretende-se mostrar que a utilização de uma rede social, integrada num Estágio Profissional de alunos do 12º ano de um Curso Tecnológico, potencia a interação e o questionamento. A rede social foi explorada para promover a entreajuda na resolução de problemas entre alunos, professora/orientadora e monitores e assim fazer um acompanhamento mais próximo dos alunos, em estágio e dispersos em várias empresas. O tipo de interação foi analisado tendo em consideração o objetivo traçado e usando a ferramenta Google Analytics. Sendo a formulação de perguntas considerada uma das componentes essenciais na resolução de problemas, fez-se a análise do tipo de perguntas efetuadas. A análise realizada sugere que, os alunos, em contextos de aprendizagem ativa, privilegiam a colaboração, interagindo através de formulação de opiniões e perguntas, emergentes dos problemas reais que surgiram no decurso do Estágio. Apesar de os resultados pouco generalizáveis, dado se ter trabalhado com o estudo pode ser inspirador para outros autores que pretendam desenhar estratégias de ensino centradas no aluno e, portanto, um currículo mais consentâneo com as orientações da literatura. O estudo fornece ainda ferramentas utilizáveis em contextos semelhantesCitas
ALARCÃO, Isabel. A didáctica curricular na formação de professores. In: Actas do IV Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da Association Internationale de Recherche en Sciences de l’Éducation, AFIRSE/AIPELF, Lisboa: Instituto de Educação, 1994.
ALMEIDA, Patrícia; NERI de SOUZA, Francislê. Questioning Profiles in Secondary Science Classrooms, International Journal Learning and Change, v. 4, nº 3, 2010, p. 237–251.
BLANCHETTE, Judith. Questions in the Online Learning Environment. International Journal of E-Learning & Distance, v. 16, nº 2, 2001, p. 1-20.
BLACK, Paul; HARRISON, Christine; LEE, Clara; MARSHALL, Bethan and WILLIAM, Dylan. Assessment for learning: Putting it into practice. Maidenhead, U.K.: Open university Press, 2003.
BLACK, Paul; HARRISON, Christine; LEE, Clara; MARSHALL, Bethan and WILLIAM, Dylan. Working inside the black box: Assessment for learning in the classroom. Phi delta kappan, v. 86, nº 1, 2004, p. 8-21.
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 21, nº 1, 2009, p. 5-31.
BRADY, Kevin; HOLCOMB, Lori; SMITH, Bethany. The use of alternative social networking sites in higher educational settings: A case study of the e-Learning benefits of Ning in education. Journal of Interactive Online Learning, v. 9, nº 2, 2010, p. 151–170.
CHIN, Christine. Learning in science: What do students’ questions tell us about their thinking? Education Journal, v. 29, nº 2, 2001, p. 85-103.
COUTINHO, Clara. Web 2.0: uma revisão integrativa de estudos e investigações. In: Ana Amélia Carvalho (Org.). Actas do Encontro sobre Web 2.0. Braga: CIEd, 2008. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8462/1/ClaraF001.pdf> Acesso em: 2 jan. 2017.
COUTINHO, Maria João de Pinho. Estratégias potenciadoras do questionamento em ciências naturais. Dissertação (Mestrado em Didáctica - Ciências para Professores do 3º CEB/Secundário de Biologia e Geologia) - Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012. Disponível em: <https://ria.ua.pt/handle/10773/10070> Acesso em: 21 dez. 2018.
ERTMER, Peggy; Richardson, JENNIFER C.; BELLAND, Brian; CAMIN, Denise; CONNOLLY, Patrick; COULTHARD, Glen; LEI, Kimfong; MONG, Christopher. Using peer feedback to enhance the quality of student online postings: An exploratory study. Journal of Computer‐Mediated Communication, v.12, nº 2, 2007, p. 412-433. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2007.00331.x/full> Acesso em: 23 fev. 2017
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, 2006, p. 21-50.
FERNANDES, Domingos. O papel dos professores no desenvolvimento da avaliação para as aprendizagens. In Sapiens (Ed.) Anais do VIII Congresso Internacional de Educação, 2009, p. 41-45.
GALL, Meredith. The use of questions in teaching.Review of educational research, v. 40, nº 5, 1970, p. 707-721.
GONÇALVES, Rita; LOUREIRO, Maria João; NERI DE SOUZA, Francislê. Interacção e questionamento numa rede social em contexto de estágio. Atas do I Encontro Internacional TIC e Educação - ticEDUCA 2010. Lisboa: Instituto de Educação. Disponível em: <http://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigos/ArtigosC/339.pdf> Acesso em: 13 dez 2018.
HADJI, Charle. A Avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora, 1994.
LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara. Avaliação de aprendizagens em ambientes online: o contributo das tecnologias web 2.0. In: DIAS, Paulo; OSÓRIO António (Org.). Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, 2009, p. 1765-1778.
LOUREIRO, Maria João; POMBO, Lúcia; SANTOS, Conceição. Assessment as a strategy to promote online interaction. In: Kadocsa, László; Gubán, Gyula (Eds).
MOTIVATE, Master Level Opportunities and Technological Inovation in Vocational Teacher Education. Dunaújváros (Hungary): Dunaújvárosi Fóiskolai Kiadó, 2009, p. 25-37.
LOUREIRO, Maria João; POMBO, Lúcia; MOREIRA, António. The quality of peer assessment in a wiki-based online context: a qualitative study. Educational Media International, v. 49, nº 2, 2012, p. 139-149. MARINHO, Simão Pedro P.; MARINHO, Alessandra Machado Simões; VILELA, Rita Amélia Teixeira. Currículum, autonomia e pesquisa na Internet: usando web-inquiry project na escola.Revista e-Curriculum, v. 6, nº 1, 2010. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6631> Acesso em: 25 fev. 2017.
MARQUES, Margarida; LOUREIRO, Maria João; MARQUES, Luís. Desenvolvimento curricular numa comunidade de prática - princípios operacionalizados no ambito do projeto IPEC. Revista Academia y Virtualidad, v. 8, nº 1, 2015, p. 35-53. Disponível em: <https://revistas.unimilitar.edu.co/index.php/ravi/article/view/444/0?source=/index.php/ravi/article/view/444/0> Acesso em: 14 jan. 2019. NERI DE SOUZA, Francislê. Perguntas na Aprendizagem de Química no Ensino Superior. Tese (Doutoramento em Educação), Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2006. Disponível em: <https://ria.ua.pt/bitstream/10773/4996/1/207974.pdf> Acesso em: 15 jan. 2018.
NERI DE SOUZA, Francislê. Questionamento ativo na promoção da aprendizagem ativa. In: Actas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
NERI DE SOUZA, Francislê; MOREIRA, António. Perfis de Questionamento CTS na formação de professores em TIC. In: Actas do V Seminário Ibérico, I Seminário Ibero-americano Ciência, Tecnologia Sociedade no Ensino das Ciências [CD-Rom]. Aveiro: CIDTFF, 2008.
NERI DE SOUZA, Francislê; MOREIRA, António. Perfis de questionamento em contextos de aprendizagem online. Revista Iberoamericana de Informática Educativa, v. 12, 2010, p. 15-25. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3633936> Acesso em: 14 jan. 2019.
O’REILLLY, Tim. Web 2.0: Compact Definition? O'Reilly RADAR, 2005. Available at: <http://radar.oreilly.com/2005/10/web-20-compact-definition.html>. Acesso em: 18 Jan. 2019
ÖZMEN, Büşra; ATICI, Bünyamin. Learners’ views regarding the use of social networking sites in distance learning. The International Review of Research in Open and Distributed Learning. v. 15, nº 4, 2014. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1790/3001> Acesso em: 24 jan. 2019
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Online learning communities in perspective. In: Online learning communities, 2007, p. 3-15.
PEDROSA DE JESUS, Maria Helena; ALMEIDA, Patrícia; WATTS, Mike. Questioning styles and students learning: four case studies. Educational Psychology, v. 24 nº 4, 2004, p. 531-548.
ROEGIERS, Xavier. L’école et l’évaluation. Des situations complexes pour évaluer les acquis des élèves. Bruxelas: De Boeck, 2010.
SÁ, Susana Oliveira; ALVES, Maria Palmira; COSTA, António Pedro. O contributo do feedback na avaliação das apredizagens no ensino superior - Implicações no desempenho dos estudantes. In: Atas - Investigação Qualitativa em Educação - CIAIQ2014, 2014, p. 229-233. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/article/view/373/370> Acesso em: 28 dez 2018.
SALGADO, Lúcia Maria; NERI DE SOUZA, Francislê. Questionamento e curiosidade num contexto CTS: um estudo de caso. Indagatio Didáctica, v. 8, nº 1, 2016. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3960/3643> Acesso em: 15 jan. 2019.
TOPPING, Keith. Peer assessment. Theory into practice, v. 48 nº 1, 2009, p. 20-27.
TRACY, Karen; ROBLES, Jessica. Questions, questioning, and institutional practices: an introduction. Discourse Studies, v. 11, nº 2, 2009, p. 131-152.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.