<strong>NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, ARTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO</strong>

Autores/as

  • Neli Klix Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina

Palabras clave:

Arte e educação, Necessidades Educativas Especiais, Sócio-Interacionismo, Inclusão

Resumen

O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais, a busca de qualificação em várias áreas do conhecimento, desenvolvendo funções sociais e cognitivas. Nesse artigo, atenção especial é dada à teoria de Vygotsky e suas implicações para o debate sobre inclusão nos campos da arte e educação na escola e na sociedade. O artigo focaliza também as relações que definem a política inclusiva e a complexidade que caracteriza este processo. Questiona-se ainda o belo, os valores e padrões pré-estabelecidos, os critérios de avaliação e discriminação que prejudicam o desenvolvimento e a aprendizagem das habilidades e a independência destas crianças.

Biografía del autor/a

Neli Klix Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Neli Klix Freitas Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia (habilitação Psicóloga) e licenciada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas – Rio Grande do Sul. Docente do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – Mestrado. Janaí de Abreu Pereira Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Graduanda em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista PIBIC/CNPQ.

Número

Sección

Artigos