<strong>A PRÁXIS EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO ORIENTADO PELOS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL</strong>

Autores/as

  • Rossane Vinhas Vinhas Bigliardi FURG)

Palabras clave:

Paradigma Societário, Educação Ambiental, Práxis Pedagógica

Resumen

Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão que venha a contribuir para a aproximação da práxis pedagógica referente ao processo educativo com os pressupostos éticos da Educação Ambiental Emancipatória, Crítica e Transformadora (Loureiro, 2004). Com tais princípios se intenta favorecer condições de superação da situação de opressão inerente ao modelo capitalista em vigor em nossa sociedade. Princípios tais como: solidariedade, participação, cooperação, autonomia, co-responsabilidade, democracia, entre outros, deverão pautar as inter-relações cotidianas na escola e na vida de uma forma geral. Para isso, faz-se primordial a reconstrução dos pressupostos que nortearão as propostas curriculares, os planejamentos educacionais, tanto em dimensão individual, quanto coletiva; tanto avaliando aspectos locais, quanto globais.

Biografía del autor/a

Rossane Vinhas Vinhas Bigliardi, FURG)

Rossane Vinhas Bigliardi é Pedagoga (FURG), Especialista em Educação Brasileira (FURG) e Mestre em Educação Ambiental (FURG), e atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Políticas Públicas, Educação Continuada, Currículo, Formação de Professores e Avaliação Educacional (PECFA) Ricardo Gauterio Cruz é graduando em Administração de Empresas (FURG), e atua como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Centro de Estudos Urbano-Portuário-Industrial do Rio Grande (CEUPIRG) e Centro de Estudos Jurídico-Econômicos (CEJE).

Número

Sección

Artigos