<strong>A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A FLEXIBILIDADE CURRICULAR DAS ESCOLAS PLURAL E KANAMARI: OS ESTUDOS CULTURAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO OFICIAL</strong>

Autores/as

  • Viviani Anaya UNINOVE

Palabras clave:

Educação, Currículo Escolar, Flexibilidade Curricular, Experiência Emancipatória em Currículo, Inclusão Social.

Resumen

Este artigo aborda o campo curricular caracterizado por sua significativa revisão de temas e de influências teóricas decorrentes dos modelos culturais atuais. O foco curricular é discutido apoiando-se na dimensão cultural apontada por Moreira, Freire, Silva e Sacristán. Aponta-se a necessidade de inclusão de aspectos pertencentes à dimensão cultural e democrática dos envolvidos no ato educativo, além de algumas experiências que tiverem como elemento sua revisão conceitual e organizacional, inseridas no conhecimento da realidade cultural de discentes e docentes; são apontadas a experiência curricular da Escola Plural em Belo Horizonte e, também, da Escola Kanamari no sudeste do Estado do Amazonas.

Biografía del autor/a

Viviani Anaya, UNINOVE

Viviani Anaya Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Associadas do Ipiranga (1985), Especialização Lato Sensu em Docência no Ensino Superior - UNIFMU (2004) e Mestranda em Educação: Currículo, na linha de pesquisa: Formação de Educadores - PUC/SP. Atualmente é professora convidada da Pós-Graduação da UNINOVE, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, temas transversais, interdisciplinaridade, didática, políticas públicas e teorias curriculares. Célia Regina Teixeira Possui Graduação em Pedagogia (1991), Especialização em Didática Geral e Currículos do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT (2001) e, Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional, professora titular e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso do Centro Universitário Nove de Julho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos do Ensino Fundamental e Avaliação Educacional. Suas atividades pedagógicas envolvem principalmente os temas: avaliação educacional, educação infantil, currículo escolar, sucesso escolar, escola pública, competências e habilidades do professor.

Número

Sección

Artigos