<strong>INTERNET E PRÁTICA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA DA LÍNGUA INGLES</strong>A
Palabras clave:
Internet - Ambientes virtuais de aprendizagem – Docência - Língua Inglesa - Formação continuada.Resumen
Discutem-se, neste artigo, possibilidades pedagógicas da utilização da Internet e de ambientes virtuais de aprendizagem na docência da Língua Inglesa. O estudo foi realizado numa instituição de ensino superior, envolvendo oito professores de Língua Inglesa. Dados foram coletados através de questionários e dos depoimentos dos professores, feitos num fórum de discussão durante um curso de formação continuada. Os recursos aplicados e avaliados foram os seguintes: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat e Webquest. Na análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), que forneceu categorias relacionadas à formação continuada dos docentes: objeto, novo, interação, comunicação, mudança, curso, atualização, Internet, resistência à mudança e melhora. Os resultados evidenciam que a utilização da Internet e de ambientes virtuais gera ganhos didáticos e pedagógicos desde que a prática do professor ultrapasse o uso técnico e instrumental das tecnologias e objetive beneficiar a aprendizagem discente.Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.