<strong>POTENCIAL EDUCATIVO DOS E-PORTEFÓLIOS</strong>

Autores/as

  • Maria João Gomes Universitária Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho
  • Ana Paula Alves Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho

Palabras clave:

portefólios - e-portefólios - portefólios digitais.

Resumen

O texto discute os diferentes tipos de portefólios e a forma como estes podem ser explorados em contextos educacionais. Partindo da ideia que os portefólios podem constituir uma estratégia e um recurso pedagógico para alunos e professores, discutem-se as suas potencialidades enquanto processo de regulação das actividades de ensino e de aprendizagem, enquanto forma de promoção da comunicação entre professores, alunos e pais e enquanto elemento activador da mudança da praxis educativa.

Biografía del autor/a

Maria João Gomes, Universitária Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho

Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia, Mestre em Educação na área de especialização de Informática no Ensino e Doutorada em Educação na área de especialização em Tecnologia Educativa. Actualmente é Professora no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga – Portugal). Tem leccionado diversas unidades curriculares no âmbito de cursos de graduação e pós-graduação, nomeadamente “Educação e Tecnologias Multimédia” e “Ensino a Distância e e-Learning”. É autora de mais de sessenta textos na área das tecnologias da informação e comunicação na educação, entre livros, artigos e comunicações em eventos científicos. Actualmente é Directora da revista electrónica “Educação, Formação & Tecnologias” e membro do conselho de redacção da “Revista Portuguesa de Educação”.

Ana Paula Alves, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho

Licenciada em Ensino de Matemática, com Pós-Graduação em Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Lusíada e é Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. É professora de Matemática do 3o ciclo do ensino básico em Braga – Portugal, tendo nos últimos anos desenvolvido actividades ao nível da formação de professores nomeadamente na orientação de estágios profissionais e na realização de actividades de formação contínua de professores no âmbito das Tecnologias e ensino da Matemática. Desde 2007, que desenvolve um projecto de Investigação – Acção, relacionado com a integração de portefólios digitais em escolas de ensino não superior, no âmbito do doutoramento em ciências em educação que se encontra a realizar na Universidade do Minho, tendo sido co-autora de diversas publicações nesta área

Número

Sección

Artigos