<strong>AVALIAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DO CURSO DE FISIOTERAPIA</strong>

Autores/as

  • Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva Faculdade de Medicina de Marília
  • Adeir Moreira Rocha Júnior Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Palabras clave:

Currículo – Educação – Fisioterapia – Problematização.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação qualitativa da implantação da problematização como método ativo de ensino aprendizagem nos cenários de prática da graduação em Fisioterapia. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprenderem juntos. Para isso foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar que referiram-se aos seguintes aspectos: a) cenários de prática; b) orientação discente; c) reorientação da formação e assistência. Conclui-se que apesar dos grandes desafios ainda existentes, este modelo de educação está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Biografía del autor/a

Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Faculdade de Medicina de Marília

Pós-doutorando em Ensino Superior na Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Mestre e Doutor em Genética e Evolução – Especialista em Administração Universitária e Gestão Acadêmica – Membro da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas Brasileiras (CAEM) -Docente da Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Adeir Moreira Rocha Júnior, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Adeir Moreira Rocha Júnior: Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória e Pneumofuncional - Coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA Colaboradores: O artigo, cujo conteúdo foi proposto e organizado por SILVA, RHA, é fruto da análise, elaboração e redação comum realizado por ele e por ROCHA JUNIOR, AM

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