APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p887-893Palabras clave:
Currículo. Escola. Democracia. Privação de direitos.Resumen
O momento que vivemos atualmente é um daqueles em que é premente afirmar o princípio e a vivência da democracia na educação. Noções como, por exemplo, a gestão democrática, que são, em grande parte, fruto das lutas históricas dos educadores e que foram firmadas nos marcos legais sobre a educação no Brasil (CURY, 2014), estão sob forte ameaça.No sentido de disponibilizar pesquisas e discussões que apresentem e façam a crítica de condicionantes que limitam a autonomia de nossas escolas e práticas educativas e também de textos que anunciem a possibilidade de trabalhar com perspectivas de democratização de propostas e práticas de currículo, elaboramos essa chamada. Buscamos artigos que abordassem as seguintes questões: Como a escola pode se constituir em um espaço de resistência ao autoritarismo que ameaça a sociedade? Quais as condições para pensar-fazer uma educação crítica na escola pública? Qual é o conhecimento importante para os estudantes, no contexto da educação popular?
Citas
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