BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS CLASSES MULTISSERIADAS NA AMAZÔNIA

Autores/as

  • Antônio Chizzotti Pontifícia Universidade Católica - SP
  • Rosa Eulalia Vital da Silva Pontifícia Universidade Católica - SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1408-1436

Palabras clave:

Políticas públicas, Base nacional comum, Currículo, Classes multisseriadas, Amazônia.

Resumen

Este artigo discute a relação entre a base comum curricular e as classes multisseriadas na Amazônia. A proposta de uma base comum se insere em uma proposta para promover a equidade educacional, nesse percurso se indaga como se efetivará esta proposta em um país tão heterogêneo quanto o nosso. Suas diversidades geográficas, históricas, étnicas, culturais, e acrescentamos as peculiaridades da região amazônica, lócus onde se desenvolve a educação ribeirinha em classes multisseriadas. A metodologia é a bibliográfica a partir das concepções de Alves (2014), Price (2014), Carnoy (2017), Hage e Barros (2010), Sacristán (2013, 2017), Parente (2014), Ponce e Rosa (2014), Arruda e Oliveira (2014). Inicialmente é feita uma discussão sobre a base comum; na sequência, o ensinar e aprender nas classes multisseriadas da Amazônia; e, por fim se discute a necessidade de uma base comum para a educação ribeirinha.

Biografía del autor/a

Antônio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica - SP

Possui graduação em Educação pela Faculdade N S Medianeira (1972), graduação em filosofia do curso do Seminario Central do Ipiranga validado pela complementação filosofica, cf Decreto Lei 1051 de 21 de outubro de 1969; bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal e Uberlândia; mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e doutorado em Educação: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogigue de Paris. Professor do Programa de Pós-graduação em educação da PUCSP; Professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da educação, políticas públicas de educação e currículo, e pesquisas em ciências humanas.

Rosa Eulalia Vital da Silva, Pontifícia Universidade Católica - SP

Doutoranda em Educação: Currículo, na PUC-SP. Possui mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas, e Curso de Formação de Psicanalista Clinico pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Manaus. É membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas, atuando nas linhas de pesquisa: Ensino de Ciências e novos paradigmas e Ensino de Ciências e Transversalidade e Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Atuando nos seguintes temas: Currículo na Educação Básica, Metodologia da Pesquisa Cientifica, Metodologia de Ensino Superior, Ensino a Distância, Interdisciplinaridade. Também desenvolve seus trabalhos em áreas especificas de Informática na Educação, Ensino de Ciências, Processo de Ensino e Aprendizagem e Formação Continuada de Professores na Educação Básica da Secretária Municipal de Manaus - SEMED

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Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Artigos