CARTOGRAFIA DISCURSIVA DAS FORÇAS QUE MOVIMENTAM AS PRATICASPOLÍTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS DOSSIÊS DA ABdC PUBLICADOS NA E-CURRICULUM

Autores/as

  • Priscila dos Santos Moreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sandra Kretli da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1358-1380

Palabras clave:

Currículo, Práticas discursivas, Políticas de currículo, Formação de professores.

Resumen

Objetiva capturar os enunciados expressos nos dossiês da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), publicados na Revista E-Curriculum, no período de 2012 a 2016, por meio de um acompanhamento cartográfico discursivo que permeia as forças que afetam as praticaspolíticas curriculares. Dialoga com a filosofia da diferença como potência para a análise dos complexos fios que tecem essas enunciações. Aponta que, dos 50 artigos selecionados, 46% estão inseridos na abordagem teórico-epistemológica pós-crítica, 26% na crítica, 28% são artigos híbridos provenientes da mistura dessas duas vertentes. Quanto às abordagens metodológicas, enfatiza o predomínio dos estudos documental-bibliográficos e dos ensaios, seguidos das pesquisas que utilizam as narrativas/conversas e as de cunho documental-bibliográfico associadas às pesquisas de campo que usam a entrevista como instrumento metodológico. As palavras-chave e os conceitos que mais apareceram nos dossiês foram: currículos, formação de professores e políticas. Entre os artigos escritos por brasileiros, evidencia-se a Região Sudeste (65%), expressivamente, por meio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) como local de filiação institucional predominante dos autores. Em seguida, vêm as Regiões Sul e Nordeste do país, que ocupam respectivamente 18% e 16% desse índice. Identifica Stephen Ball, Alice Casimiro Lopes, Ernesto Laclau, Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Elizabeth Macedo, Michel de Certeau e Michel Foucault como as referências mais citadas nos artigos. À guisa de conclusão, enfatiza o pensamento-diferença entre agenciamentos coletivos como potência para problematizar as praticaspolíticas curriculares.

Biografía del autor/a

Priscila dos Santos Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integra o Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPq, “Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores".

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito  Santo (Ufes). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPq, “Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores".

Citas

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Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Artigos