FREIRE COMO AUTOR INTERNACIONAL: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM LÍNGUA INGLESA PUBLICADA 50 ANOS ATRÁS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p962-985

Palabras clave:

Paulo Freire, Influência Internacional, Estudos Curriculares

Resumen

O livro Pedagogia do Oprimido (PO) é considerado um dos dez livros mais importantes de currículo do século XX por indicação da Associação Americana pelo Desenvolvimento dos Estudos Curriculares ( American Association for the Advancementof Curriculum Studies - AAACS ). Para compreender Pedagogia do Oprimido , que teve sua primeira publicação em espanhol em1968 e em inglês em 1970, não se pode deixar de ler Pedagogia da Esperança(1992), livro em que o próprio Freire faz uma narrativa reflexiva sobre sua própria vida. As questões de nossa pesquisa são: Por que Paulo Freire é considerado um autor internacional? Como ele influenciou o contexto internacional dos estudos curriculares, boletim com a publicação da obra PO em língua inglesa, há cinquenta anos atrás. A pesquisa mostra que uma experiência internacional decorrente do exílio imposto a Freire traz uma nova dimensão para sua obra. Sua permanência no Chile, tendo contato com sindicalistas e trabalhadores, redefiniu sua tese, Educação e Atualidade Brasileira, publicada como livro intitulado Educação como Prática da Liberdade [i] e ampliou sua reflexão para a finalização do texto da Pedagogia do Oprimido,que termina de rever no Chile. Sua permanência nos Estados Unidos em contato permanente com trabalhadores e intelectuais, assim como sua experiência no Conselho Mundial de Igrejas, possibilitaram a Freire ter contato com outros países e realidades diferentes. Nessas constantes viagens, Freire é influenciado pelo contexto internacional assim como influencia muitos intelectuais entre eles, vários educadores básicos do campo dos estudos curriculares.


[i] Publicada em português, no Rio de Janeiro, pela editora Paz e Terra, em 1967. Conferir em FREIRE, Ana Maria M. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba-SP: Villa das Letras, 2006. p. 213

Biografía del autor/a

Maria Inês Marcondes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

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Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"