ATUALIDADE DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: CONSTRUINDO ESPERANÇA E MOBILIZANDO LUTAS EMANCIPATÓRIAS

Autores/as

  • Lúcio Jorge Hammes Unipampa - Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0003-0658-4628
  • Jaime José Zitkoski FACED/UFRGS
  • Luiz Carlos Bombassaro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1008-1028

Palabras clave:

Pedagogia do Oprimido, Emancipação, Esperança, Pedagogia Crítica

Resumen

O artigo tem como objetivo identificar as repercussões da Pedagogia do Oprimido para a academia e para os movimentos sociais, contribuindo com a formação humana e social numa perspectiva crítica. Discute a atualidade do pensamento freiriano buscando compreender a sua força para mobilizar a esperança e organizar projetos e práticas que concretizam o ideário da Pedagogia do Oprimido nas lutas da emancipação de grupos e pessoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental e bibliográfica tendo por base o contexto da produção da obra freireana. Além disso, analisa as repercussões da Pedagogia do Oprimido para o contexto sociocultural contemporâneo. Os resultados apontam para a atualidade da obra, constituindo-se em base importante para os estudos universitários e para os movimentos sociais, contribuindo para a formação política e as lutas de libertação. Por isso, é uma das principais obras que vem sendo indicada como referência mundial na área da educação e das ciências humanas.

Biografía del autor/a

Lúcio Jorge Hammes, Unipampa - Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação. Professor dos cursos de licenciatura e do PPG em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). E-mail: luciojh@gmail.com.

Jaime José Zitkoski, FACED/UFRGS

Professor de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS e no Pós Graduação em Educação da UFRGS.  E-mail: jaime.jose@ufrgs.br

Luiz Carlos Bombassaro

Professor de Filosofia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: luiz.bombassaro@ufrgs.br

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Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"