EDUCAÇÃO POPULAR FREIREANA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INTERCULTURAIS: SEXUALIDADE COMO TEMA GERADOR

Autores/as

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará, Belém - PA
  • Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira Universidade do Estado do Pará
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1309-1333

Palabras clave:

Paulo Freire, educação intercultural, sexualidade

Resumen

O objetivo desta discussão é analisar práticas de educação popular intercultural abordando a temática sexualidade. Este objetivo surge a partir do problema: como o diálogo entre a educação popular de Paulo Freire com a educação intercultural crítica contribui para práticas educacionais sobre sexualidade? Os fundamentos teóricos estão principalmente em Freire e suas práxis sobre educação popular, além de Candau devido sua discussão sobre a educação intercultural no Brasil em escolas públicas e Oliveira, por realizar relação entre Paulo Freire, educação popular, interculturalidade e suas relações com a temática sexualidade. Os aspectos metodológicos da pesquisa se referem a sua abordagem qualitativa, seu caráter de pesquisa ação, o locus é uma escola pública da cidade de Belém do Pará, os sujeitos são duas professoras de primeiro e segundo ano do ensino fundamental e seus cem alunos, os procedimentos foram observação participante, levantamento documental, intervenção ação e cuidados éticos, quanto ao instrumento de análise, optou-se pela análise de conteúdo. Assim, seus resultados abordam o processo do levantamento dos temas geradores, a prática pedagógica sobre o tema gerador sexualidade, construções sobre amor, amizade e namoro, tal como sobre relações de gênero e educação sexual como prevenção à violência sexual.

Biografía del autor/a

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém - PA

Professora e pesquiadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Coordenadora do NEP/UEPA

Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduaçao em Educação da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do NEP/UEPA

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Pesquisadora do NEP/UEPA

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Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"