LAS TRAMAS DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN INFANTIL EN EL PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGÍA)

Autores/as

  • Claudia Panizzolo Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-3693-0165
  • Marineide de Oliveira Gomes Professora-pesquisadora da Universidade Católica de Santos/SP (Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Pedagogia); Líder do Observatório de Profissionais da Educação: Políticas e Pesquisa-Formação. https://orcid.org/0000-0002-2929-4888

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p889-910

Palabras clave:

Etapa curricular, Programa de Residencia Pedagógica, Formación de profesores, Educación Infantil, Pedagogía

Resumen

Este artículo tiene por objetivo el estudio del curso curricular obligatorio denominado Programa de Residencia Pedagógica. Esta experiencia innovadora de práctica tiene como premisas el diálogo cercano y constante con el sistema de enseñanza públic y el principio de inmersión profesional en instituciones de educación infantil, por un período de tiempo ininterrumpido, experimentando la unidad entre la teoría y la práctica. Por medio de análisis documental toma como fuente la documentación del Programa de Residencia Pedagógica de la Unifesp y los informes producidos por los discentes. El texto presenta las potencialidades del Programa en dar visibilidad a los niños, respetando como sujetos de derechos y en una formación curricular reflexivo-emancipatoria del futuro profesor de niños pequeños.

Biografía del autor/a

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado I da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos em desenvolvimento financiados pelo CNPq. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil. GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa ?História da Educação, Imigração e Memoria? - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa ?TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil?; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.

Marineide de Oliveira Gomes, Professora-pesquisadora da Universidade Católica de Santos/SP (Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Pedagogia); Líder do Observatório de Profissionais da Educação: Políticas e Pesquisa-Formação.

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação (FE-USP), com Pós-Doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa (UCP- Lisboa); Pesquisadora dos campos das Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas para as Infâncias; Formação de Professores e Formação de Professores para as Infâncias e Pesquisas com Crianças.

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Publicado

2020-06-26

Número

Sección

Artigos