La "apuesta por la Primera Infancia" y el desempeño de la nueva filantropía social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e48651

Palabras clave:

educación infantil, relaciones público-privadas, tercera vía

Resumen

Este documento tiene como objetivo discutir la Fundación Maria Cecilia Souto Vidigal, analizando sus concepciones de Estado, Sociedad Civil y Educación de la Primera Infancia. Como procedimientos metodológicos para la construcción de los datos, optamos por el enfoque etnográfico de las redes Ball (2017) y, para el análisis de los documentos, por las contribuciones del Análisis crítico del discurso de Fairclough (2001). Los análisis indican que existe un movimiento transnacional en relación con las políticas educativas y que los conceptos difundidos por la Fundación bajo análisis son consistentes con los defendidos por los teóricos de la Tercera Vía, revelando el surgimiento de las llamadas "empresas sociales", que componen la "nueva filantropía".

Biografía del autor/a

Melissa Daiane Hans Sasson, Universidade da região de Joinville (UNIVILLE)

Doutoranda de Psicologia Clínica pela Unisinos, Mestre em Educação pela Univille, Psicóloga clínica e docente do curso de Psicologia da FAP. Membro do grupo de pesquisas Políticas e práticas para a educação e infância - GPEI - Univille.

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Possui Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) Doutorado em Educação (2008) Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, instituição pela qual também realizou seus estudos de Mestrado em Educação (2001). É graduada em Psicologia (1994) e possui especialização em psicopedagogia (1997). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância - GPEI vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, instituição na qual trabalha no Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas. é Membro Associado do International Centre for the Study of the Mix Economi of Childcare (ICMEC) da University of East London. Participa do GT Infâncias y juventude - CLACSO. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica com concentração na educação infantil, Políticas Públicas para Educação Básica, com ênfase em Políticas Públicas para educação infantil, psicologia educacional.

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Publicado

2023-11-30

Número

Sección

Artigos