Construindo uma proposta curricular inovadora na educação básica a partir da cultura maker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1084-1109

Palavras-chave:

cultura maker, web currículo, metodologias ativas, interdisciplinaridade, Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030

Resumo

Este artigo pretende relatar e refletir criticamente, à luz de referenciais teóricos, sobre o processo investigativo da construção e desenvolvimento coletivo de uma Proposta Curricular para Educação Básica, no período entre 2016 e 2019, em uma escola privada da zona oeste do município do Rio de Janeiro, em resposta às necessidades apontadas no diagnóstico inicial realizado, quando a autora assumiu a direção pedagógica da escola, a partir da socialização dos desafios colocados por uma nova realidade local e global contemporânea, resultando em práticas baseadas em um currículo interdisciplinar, metodologia maker, pedagogia de projetos, sustentabilidade, metodologias ativas, web currículo, inovação, tecnologia, servindo de referência para outras experiências na educação básica e superior, tendo por referenciais teóricos: Almeida (2005-2006; 2009); Almeida e Silva (2014); Almeida e Valente (2012); Almeida e Silva (2011); Blikstein (2017); Blikstein, Valente e Moura (2020); Valente e Blikstein (2019); Moreira, Morgado e Ramos (2019); Freire (1996); Papert (1980); Rossi; Gonçalves e Moon (2019), e Fazenda (1991).

Biografia do Autor

Kátia Valéria Pereira Gonzaga, PUC-SP - UNESCO

Pedagoga, Mestre em Supervisão e Currículo, Doutora em Educação: Currículo - PUC-SP. Professora de graduação e Pós Graduação, Gestora educacional e Consultora independente em Educação (UNESCO/OEI/PNUD).

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2022-09-30

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Artigos