Evaluación a gran escala de alfabetización y derechos de aprendizaje en lengua portugués

entre enfoques y distancias

Autores/as

  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de LavrasDepartamento de EducaçãoPós graduação strictu sensu http://orcid.org/0000-0002-4780-516X
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de LavrasDepartamento de Educação Pós graduação strictu sensu http://orcid.org/0000-0002-9469-2962
  • Lenise Teixeira de Sousa Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de pós graduação - Doutorado em Ciência Humanas - Educação https://orcid.org/0000-0001-5938-8933

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1627-1649

Palabras clave:

Evaluación, Literatura, Derechos de aprendizaje, Lengua Portuguesa

Resumen

Este artículo busca reflexionar sobre las relaciones entre las matrices de referencia utilizadas en la Evaluación Nacional de Alfabetización (ANA) y los derechos de aprendizaje en lengua portuguesa de los estudiantes del Ciclo Inicial de Alfabetización, con el fin de problematizar las relaciones que se establecen entre ellos. Tanto ANA como los derechos de aprendizaje se consolidaron en el escenario nacional como principios rectores del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta (Pnaic). Para ello, se desarrolló una investigación cualitativa, de análisis documental, con énfasis en aspectos descriptivos y reflexivos de los documentos oficiales relacionados con los ejes rectores del Pnaic. El estudio mostró una alineación entre los derechos de aprendizaje definidos en el eje de educación continua del Pnaic y las políticas de evaluación propuestas por el gobierno federal.

Biografía del autor/a

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de LavrasDepartamento de EducaçãoPós graduação strictu sensu

Possui graduação como Bacharel em Direito pelo Instituto Vianna Junior (2000), além de ser graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), possui Especialização na área de Direito Educacional(2005), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2010) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou durante o ano de 2008 como Diretora do Departamento de Educação da cidade de Matias Barbosa. Atuou como professora regente de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. Carlos Alberto Marques pela Prefeitura de Juiz de Fora e, como Professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como tutora à distância de curso de especialização pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e, como professora do referido curso e atuou como tutora presencial do Programa Pró-Letramento, área de Alfabetização e linguagem, em parceria com o Ceale-UFMG. Durante 2013 2016 retornou a função de Diretora do Departamento de Educação de Matias Barbosa e de 2012 a 2015 exerceu a função de formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa pela UFJF. Atualmente é professora adjunta efetiva da área de Política e Gestão educacional no Departamento de Educação e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras/MG.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de LavrasDepartamento de Educação Pós graduação strictu sensu

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Ajunto A, classe A, do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou no editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Membro da Associação de Leitura do Brasil (ALB), desde 2008, da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014, Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias.

Lenise Teixeira de Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de pós graduação - Doutorado em Ciência Humanas - Educação

Doutora em Educação - Puc-Rio, área Pesquisas em Formação de Professores. Professora e Coordenadora Pedagógicados Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Prefeitura de Juiz de Fora. 


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Publicado

2021-12-18

Número

Sección

Artigos